Os Bomboémia são um dos grupos culturais mais recentes da Universidade do Minho (UMinho), surgidos de uma reestruturação do antigo grupo de gigantones, cabeçudos e Zés-Pereiras da Academia Minhota. Fundados a 14 de setembro de 2004, o grupo caracteriza-se, principalmente, pela sua energia e diversão, sendo o seu ponto alto do ano o seu festival, o “Do Bira ao Samba”. O UMdicas esteve à conversa com a direção do grupo para saber mais sobre os Bomboémia, sobre a sua origem, trajeto, sobre os seus projetos e sobre o seu futuro.
O UMdicas esteve à conversa com o responsável máximo do desporto universitário português que nos falou da responsabilidade de dar continuidade ao passado, ao presente e ao futuro da FADU, dos projetos e planos da instituição, entre muitas outras coisas.
Os Jogralhos - Grupo de Jograis da Universitários do Minho, são um dos grupos culturais mais antigos da Academia Minhota. A Récita do 1º de Dezembro é seu momento alto do ano, dia em que também comemoram o seu aniversário. Criado algures entre finais de novembro e princípios de dezembro de 1990, os Jogralhos comemoram este ano, 32 anos de vida.
A Tun'ao Minho - Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho nasceu da ideia de meia dúzia de amigas com gosto pela música que se lembraram de formar uma nova Tuna Feminina na Universidade do Minho. A “paixão” pela música falou bem alto e o grupo foi criado a 17 de novembro de 2012, sendo o seu ponto alto anual, a concretização do Tunão - Festival de Tunas Femininas, que acontece no mês do seu aniversário.
A Tun’Obebes foi a primeira tuna feminina da Universidade do Minho (UMinho) e primeira tuna de Engenharia. Criada em 1992, a partir do desejo de viver ao máximo a vida académica, fez no final de 2021, 29 anos de existência. A sua estreia aconteceu nas comemorações do Enterro da Gata em 1993 e, atualmente, o seu ponto alto é o seu festival, as “Serenatas ao Berço”.