Arquivo, 10 itens

Tomada de posse 19-21 - FADU_Portraits-019
Entrevista.com, 13.11.2019
Temos que ter respostas e oferta para todos, temos que ter ‘Desporto para Todos’.

André Reis tomou posse como presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) no passado dia 8 de outubro. O jovem estudante de 27 anos estará à frente da instituição para o biénio 2019-2021, assumindo a aposta no “Desporto para Todos” como prioridade. O UMdicas conversou com o dirigente que nos falou de si, do futuro, dos desafios e projetos da FADU e do desporto universitário nacional.

MJC (28)
Entrevista.com, 08.10.2019
"... os SASUM contribuem significativamente para a construção da qualidade do projeto educativo UMinho."

Neste arranque do ano letivo 2019/20, o Pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa diz-se muito satisfeito com o programa de acolhimento levado a cabo neste início de ano e impressionado com o primeiro ano de mandato.

José Mendes-7
Entrevista.com, 29.07.2019
... “o nosso país é reconhecido internacionalmente pela liderança na ação climática”.

José Mendes é Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade desde 2015, tendo assumido o “compromisso de operar uma revolução no sistema de mobilidade”. Em entrevista ao UMDicas falou-nos do seu trabalho e não esqueceu a forte ligação à UMinho.

AP (16)
Entrevista.com, 17.06.2019
À Academia deixo uma palavra de confiança na qualidade dos bens e serviços que prestamos

António Paisana é Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) há cerca de um ano e meio. Em entrevista ao UMDicas fez um balanço deste trajeto à frente dos Serviços, falou-nos do presente e projetou o futuro da Instituição.Chegado à Instituição a 1 de novembro de 2017, António Paisana interrompeu a docência para ficar à frente dos destinos dos SASUM. Neste curto trajeto as mudanças, projetos e iniciativas implementadas na organização foram muitas, sendo o grande objetivo capacitar os SASUM para acolher novos futuros.

PCruz (27)
Entrevista.com, 06.05.2019
"... todos temos de fazer parte e fazer a nossa parte com entusiasmo e convicção. "

Pró-reitor para a Qualidade de Vida e Infraestruturas, Paulo Cruz iniciou a sua carreira como docente da Universidade do Minho (UMinho) em 1989, inicialmente no Departamento de Engenharia Civil, de que foi diretor em 2003 e 2004, e, posteriormente, na Escola de Arquitetura, a que presidiu entre 2004 e 2011. É Professor Catedrático de Construção e Tecnologia na Escola de Arquitetura desde 2008. O UMdicas esteve à conversa com o Pró-reitor que nos falou de si, da UMinho, do pelouro que lidera, do futuro…garantindo que o que mais o fascina em todos os cargos que já desempenhou é a oportunidade de dar o seu melhor contributo para o progresso das entidades e instituições que representa.

Célia Pais (3)
Entrevista.com, 06.05.2019
“... a nossa licenciatura é competitiva.”

O UMdicas esteve à conversa com Célia Pais, diretora da Licenciatura em Bioquímica, para quem ser diretora de curso é, essencialmente, coordenar e gerir no sentido do bom funcionamento do curso. Assumindo a licenciatura como de “reconhecido sucesso na UMinho”, a diretora assinala que existe trabalho na área, mas que os recém-formados devem estar preparados não só para sair da região, como de Portugal.

Pontes (16)
Entrevista.com, 04.04.2019
"Não imaginava que esta parceria conseguisse ter a dimensão que neste momento possui "

A parceria entre a Bosch e a UMinho abriu um novo caminho nas relações entre a indústria e as instituições de ensino. António Pontes, Professor Associado da Escola de Engenharia da UMinho, é o coordenador desta parceria Universidade-Indústria que já permitiu desenvolver tecnologias de elevado grau de inovação com extrema relevância para o setor multimédia automóvel. O UMdicas esteve à conversa com o coordenador que define a parceria como uma das mais ambiciosas em Portugal entre uma Universidade e uma Empresa. Presentemente, já na terceira fase, a parceria conta com o maior investimento de sempre (ultrapassando os 110 milhões de euros), tendo alcançado ao longo destes anos um forte reconhecimento e sendo uma referência nacional e internacional.

ReitorRV2019 BW(3)
Entrevista.com, 06.03.2019
"(...) devemos estar orgulhosos daquilo que conseguimos fazer (...)"

Após um ano de mandato (feito em novembro) à frente dos destinos da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro assevera que a Academia é uma “instituição decisiva para o futuro do nosso país”, uma referência nacional e internacionalmente reconhecida e, por isso mesmo, deve ser motivo de orgulho e confiança. O UMdicas esteve à conversa com o Reitor que nos fez um balanço do primeiro ano de mandato, apontou caminhos e traçou metas para o futuro da Academia.

Video_Mapping_25 (101)
Entrevista.com, 05.02.2019
“É nossa missão fazer com que ela (tradição) perdure até às próximas gerações uma vez que um povo que renegue o seu passado, é um povo sem futuro.”

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM), com um historial de 25 anos, não para de nos surpreender. Nos últimos cinco, reinventou-se, trouxe à academia, à cidade e à região, uma lufada de ar fresco, misturando tradição e modernidade!

Reis (20)
Entrevista.com, 05.02.2019
"É uma experiência de constante aprendizagem, em que me coloco à prova numa base diária."

Após um ano à frente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Nuno Reis foi reeleito presidente no passado dia 5 de dezembro, com a tomada de posse a realizar-se a 6 de janeiro. Encarando este, como o maior desafio da sua vida, até ao momento, Nuno Reis não faz planos para o futuro, assumindo que pretende colocar em prática muitas das competências adquiridas enquanto Presidente da AAUMinho. O UMdicas esteve à conversa com o represente máximo dos estudantes, que nos deu a conhecer os planos, objetivos e lutas da Associação para 2019.

Arquivo de 2019