Carlos Videira iniciou a sua ligação à Universidade do Minho (UMinho) como estudante, foi dirigente associativo, membro dos órgãos de governo e agora é trabalhador dos SASUM.Com uma já longa ligação à UMinho, Carlos Videira é, desde há um ano, o Assessor do Administrador dos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM). Assumindo o cargo como um “desafio aliciante”, afirma o “compromisso” e “disponibilidade” permanente dos SASUM em contribuir para uma maior qualidade de vida nos campi.
Nilson Miguel é um jovem lisboeta de 26 anos a viver em Braga há 4. Atualmente a jogar no Braga/AAUM, o atleta já soma na sua carreira o título de Campeão Europeu pela seleção A e um título de Vice-Campeão Europeu Universitário pela Universidade do Minho. A par do futsal, Nilson trabalha nos Serviços de Acção Social (SASUM), afirmando que “sempre soube que tinha de estar preparado para o pós-futsal”.
O jovem que já passou pelo associativismo estudantil e pela Federação Académica do Desporto Universitário é o atual Presidente do Conselho Nacional da Juventude. “Um português com vontade de fazer coisas”, é assim que se define Hugo Carvalho. Presidente do Conselho Nacional da Juventude desde 2016, o jovem que já passou pelo associativismo estudantil e pela Federação Académica do Desporto Universitário afirma querer para o seu futuro uma carreira na política. O UMdicas esteve à conversa com o dirigente que nos falou de si, dos seus ideais, dos jovens e do futuro, do ensino superior e de política, entre outras coisas.
O UMdicas esteve á conversa com o empreendedor, que se define como “uma pessoa que gosta de estudar e que aprendeu a disciplina de o continuar a fazer durante a vida”, ficamos ainda a saber o que pensa sobre o presente e o futuro da UMinho e do país, entre muitas outras coisas.
Daniel Monteiro assumiu a presidência da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) há quase três anos, sendo este o seu segundo mandato à frente dos destinos da federação que gere o desporto nacional universitário. O jovem estudante assume-se apaixonado por desporto e por novos desafios, desejando com estas “andanças” no dirigismo estudantil e desportivo “contribuir para a melhoria do nosso desporto nacional”. O UMdicas conversou com o dirigente que nos fez um balanço da sua experiência, falou do seu futuro e da FADU, dos desafios e projetos do desporto universitário nacional, entre muitas outras coisas.
Luís Francisco Valente de Oliveira nasceu em 1937 em São João da Madeira. É doutorado e professor catedrático em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, sendo ainda diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Instituto de Estudos Sociais de Haia (Holanda) e em Planeamento de Transportes pelo Imperial College de Londres (Reino Unido), além de doutor honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente, aposentado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é, desde 5 de junho, presidente do Conselho Geral da UMinho.
O UMdicas esteve à conversa com Pedro Martins, para quem ser diretor de curso é, apesar de todas as dificuldades “um cargo compensador e estimulante”. O diretor afirma a utilidade das ferramentas filosóficas nas mais diversas áreas da vida, uma formação de base que fomenta o “pensamento crítico” e por isso útil a qualquer pessoa, de qualquer área.
Nuno Reis foi eleito presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) no passado dia 5 de dezembro, com a tomada de posse a realizar-se a 6 de janeiro. Com um longo historial de ligação à Associação Académica, o estudante de Engenharia e Gestão Industrial assume a “enorme responsabilidade pessoal e institucional” do cargo. O UMdicas esteve à conversa com o dirigente associativo que nos deu a conhecer os projetos, objetivos e dificuldades da AAUM para 2018, onde perspetivou o futuro do ensino superior em Portugal, falou das atividades Gata na Praia e Enterro da Gata, entre outras coisas.
António Paisana é desde o passado dia 1 de novembro, o novo Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. Acedendo ao convite do ex-reitor António Cunha, o Professor Paisana, como é comummente tratado estará à frente dos Serviços nos próximos cinco anos, enfrentando aquele que é para si o "maior desafio em termos de dimensão e de responsabilidade".