Arquivo, 8 itens

cs--10-2016
Entrevista.com, 17.11.2016
"As organizações são definidas pela qualidade dos seus trabalhadores e equipas e não só pela qualidade dos seus processos"

Carlos Silva é Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) há 13 anos. Engenheiro informático de formação e com um passado ligado ao associativismo, o líder da instituição faz um balanço muito positivo deste seu trajeto e fala com orgulho da sua equipa e dos Serviços que ajudou a construir. É engenheiro informático de formação. Como surgiu a sua ligação aos SASUM e a chegada a Administrador dos Serviços.

director-de-curso--1-medi
Entrevista.com, 28.07.2016
“…é o melhor curso de Medicina do país”

O UMdicas esteve à conversa com Nuno Sousa, para quem o diretor de curso "É uma função absolutamente crítica em qualquer projeto pedagógico...". Para o diretor, este curso é um projeto "from scratch" que garante uma formação muito holística, centrada nos aspetos relevantes da medicina e com uma sólida base científica, o qual garante ao seu graduado, conhecimentos ("sabe"), competências ("sabe fazer") e que tem uma atitude profissional correta ("sabe estar").

director-de-curso--1-adgfwqet
Entrevista.com, 20.05.2016
“… a recente remodelação do curso teve como objetivo a introdução de um novo percurso em Física Médica”.

O UMdicas esteve à conversa com Francisco Macedo, para quem ser diretor de curso "é um trabalho muito exigente se o quisermos fazer bem". Para o diretor, uma das grandes prioridades do curso, no muito curto prazo, será a divulgação do novo percurso em Física Médica, um "produto novo" que será lançado para o mercado. Quando ao curso e aos seus alunos, conta que a licenciatura precisa de se dar a conhecer e abrir ao exterior, sendo que os seus alunos não têm sentido problemas de empregabilidade, uma vez que têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho sem grande dificuldade.

dwayneteixeira--2-
Entrevista.com, 06.05.2016
“Estamos a falar de uma Federação Internacional onde se chega quase a trabalhar 24h por dia”

Roque Teixeira, Mestre em Engenharia e Gestão Industrial, é mais um dos casos de sucesso de ex-alunos da Universidade do Minho que tiveram uma forte ligação ao desporto universitário. Enquanto presidente da AAUMinho foi responsável pela organização do Europeu Universitário de Basquetebol em 2006 tendo sido posteriormente em 2008 Presidente do Comité Organizador do Mundial Universitário de Badminton, Secretário-Geral Adjunto dos Mundiais Universitários de Futsal e Xadrez em 2012 e um dos grandes responsáveis pelo sucesso organizativo e desportivo do Mundial Universitário de Andebol em 2014. Após uma passagem pelo Governo e pela Universidade da Beira-Interior, este Engenheiro volta a abraçar um grande projeto desportivo, desta feita na Federação Internacional de Pentatlo Moderno onde é o responsável pelo Marketing e Imagem.

centrais--5-reitor2016
Entrevista.com, 17.03.2016
“Acredito que a Universidade tem de ser completa; assentar a sua afirmação na investigação que produz e no modo como a integra com o ensino que oferece; bem como aberta à sociedade e ao mundo.”

O UMdicas esteve à conversa com o Reitor da Universidade do Minho, Prof. Dr. António M. Cunha que nos falou da UMinho, do seu passado, do seu presente e do seu futuro, da passagem da UMinho a Fundação Pública de Direito Privado, do Consórcio UNorte, da situação atual do Ensino Superior, do seu futuro entre muitas outras coisas.

img0080d
Entrevista.com, 15.02.2016
“É uma espécie de iceberg, as pessoas vêm a ponta do iceberg mas não imaginam o tamanho dele abaixo da linha de água…”

O UMdicas esteve à conversa com Sandra Fernandes, para quem ser diretor de curso é uma função complexa, muito difícil de exercer sem um pouco de paixão e alguma emoção. Para a diretora, o que mais a marca como diretora é aquilo que eu foi como aluna, tentando colmatar aquilo que não correu tão bem consigo. Quando ao curso, conta que a licenciatura em RI é uma mais-valia, seja para trabalhar no estrangeiro ou a nível nacional, em qualquer setor de atividade.

alcaidebw--3-
Entrevista.com, 05.02.2016
“Tenho a certeza que a minha formação é mais completa pela influência deste percurso associativo.”

Bruno Alcaide é o atual presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Empossado no passado dia 14 de janeiro, o jovem de 23 anos é aluno do Mestrado em Direito Administrativo e natural de Braga. Tendo entrado na UMinho no curso de Direito, desde cedo se envolveu no associativismo e na representação dos estudantes, tendo desempenhando as funções de delegado de turma, depois fazendo parte da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM) e posteriormente na AAUM da qual fazia parte desde 2013. O UMdicas esteve à conversa com o novo presidente para saber quais as ideias, dificuldades, projetos e ações da AAUM para o próximo ano, entre elas alguns pormenores sobre a Gata na Praia e Enterro da Gata.

director-de-curso--1-arq2015
Entrevista.com, 04.01.2016
“(…) em vez de aprenderem estudando, aprendam fazendo (…)”

O UMdicas esteve à conversa com Elisiário Miranda, para quem ser diretor de curso é ser interlocutor entre várias áreas, é ser um mediador para que o curso funcione e tenha a melhor qualidade possível. Para o diretor, a prática da Arquitetura é a combinação de vários mundos, situando-se "no meio de muitas coisas". Apontando o ponto mais forte do curso, a sua componente eminentemente prática, refere que neste aprende-se sobretudo fazendo.

Arquivo de 2016