china570-ent--2-
Entrevista.com, 03.06.2011
Miguel Barros: Vice-presidente do Departamento Cultural e de Tradições Académicas da AAUM
UMinho
Miguel Barros é o vice-presidente do Departamento Cultural e de Tradições Académicas da Associação Académica da Universidade do Minho. A liderar um dos Departamentos mais activos da AAUM, este aluno de Geografia e Planeamento afirma que "este departamento consegue ser transversal a todos os alunos da UMinho".

O Departamento Cultural e de Tradições Académicas é um dos departamentos mais activos da AAUM, responsável pela organização de actividades tais como: UMplugged, DJ@UM, a venda das Insígnias, Imposição de Insígnias e a Bênção de Finalistas. Para além destas são responsáveis ainda pelo Velório, as Serenatas, o Cortejo Académico e a Latada. Em parceria com o Departamento Pedagógico da AAUM realiza o Sarau Cultural, o 1º de Dezembro, os Dias Culturais e o Baile de Finalistas.

O Departamento tem um director em Braga e outro em Guimarães, para além disso, é apoiado por colaboradores que ajudam na organização das actividades. A preparação das actividades é feita com antecedência "cerca de dois meses, pois é preciso planear bem as coisas" refere Miguel Barros. Mesmo assim há sempre reajustamentos "temos que nos adequar às circunstâncias" afirma.

As tradições académicas continuam em "moda", os alunos da UMinho continuam a seguir as tradições, para isso muito tem contribuído os ensinamentos dos alunos mais velhos aos "caloiros" "a praxe é muito importante para a integração dos novos alunos e para que eles absorvam ao máximo as tradições académicas" diz o responsável do Departamento Cultural.

A relação entre este departamento e os grupos culturais é bastante próxima, segundo Miguel Barros "existe uma parceria entre a AAUM e os grupos culturais, onde nós tentamos ajudar na parte que nos compete e eles também nos ajudam sempre que precisamos". Para este aluno de Geografia e Planeamento é importante que os alunos participem nos grupos culturais, "através da participação os alunos obtêm a valorização do seu currículo, pois ganham competências noutras áreas. Para além da interacção com o grupo cultural, desde cedo assume responsabilidades que se calhar de outra forma não as tinha" refere.

Para além das tradicionais actividades, o Departamento Cultural organiza actividades para públicos mais específicos, tais como UMplugged e o DJ@UM, o que segundo o responsável do departamento "achou-se que fazia sentido organizar estes concursos indo de encontro às expectativas de outros públicos. O Departamento tem actividades que são transversais à comunidade académica e tem outras que são só para públicos específicos".

A oferta cultural em Braga e Guimarães tem vindo a crescer e "está num bom patamar" diz Miguel. Exemplos disso, é o Theatro Circo, e os museus cada vez mais interessantes e apelativos. "Ao nível cultural, tanto Braga como Guimarães, têm caminhado num bom sentido, mas acho que ainda temos um longo percurso a fazer" afirma.

No próximo ano, Guimarães será a Capital Europeia da Cultura. A AAUM está a preparar algumas actividades inseridas neste âmbito mas ainda não há nada definido em concreto. "Há abertura por parte da AAUM e da Câmara de Guimarães, para fazer actividades em parceria" afirma Miguel Barros.

Texto: Ângela Coelho

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Jun/2011)

Arquivo de 2011