Andreia Ferreira: Vice-presidente do Departamento Pedagógico
AAUM
Neste ano lectivo quais têm sido os problemas/dúvidas
mais frequentes, apresentados pelos alunos junto do Departamento
Pedagógico?
Existem algumas dúvidas ao nível do RIAPA, uma vez que muitos dos
artigos não são seguidos por alguns docentes. Isto leva a que em
alguns cursos os alunos continuem sem perceber muito bem se o
regulamento existe e porque continua a ser contornado ou a não
ser cumprido. Tentamos sempre estabelecer diálogo com os docentes
e alunos para resolver estas questões, porque existem casos em
que tanto docentes como alunos não estão bem esclarecidos sobre o
regulamento.
O que pode dizer sobre a preparação das iniciativas "Assembleia
de Delegados" e "Reuniões sectoriais"?
Quanto à Assembleia de Delegados estamos a tentar focar os temas
mais actuais e de interesse para serem discutidos em assembleia,
uma vez que a Assembleia serve como fórum de discussão para que
os delegados nos façam chegar os seus problemas, mas também irão
ser abordados assuntos relevantes. À semelhança da formação
Pedagógica que exigiu muito tempo de preparação, também a
assembleia está a ser preparada cuidadamente. Relativamente às
Reuniões Sectoriais estão já marcadas, e neste momento estamos a
tentar perceber as especificidades de cada curso. É que estas
reuniões servem para ouvir (de uma forma mais particular) os
problemas de cada curso e de cada escola, porque existem
problemas específicos de cada curso que são aí tratados.
Recentemente o Departamento Pedagógico da AAUM levou a cabo uma
formação Pedagógica para delegados e subdelegados. Que balanço
faz desta iniciativa?
Correu muito bem. Consegui ouvir todos os presentes e acredito
que foi muito produtiva para quem esteve presente. Tivemos uma
forte adesão por parte dos delegados e subdelegados e contamos
ainda com presenças ilustres da Universidade. Desta formação
saliento um tema que despertou o interesse de todos e que foi
levantado pelo professor Sérgio Machado dos Santos:
"
A participação dos estudantes nos processos de
garantia da qualidade". Aqui os estudantes ficaram a perceber
melhor qual o seu papel no sistema de garantia da qualidade e
tiveram sem duvida uma boa oportunidade para questionar a pessoa
que neste momento está mais por dentro de todo o processo. Foram
ainda abordadas outras temáticas que acredito terem sido muito
úteis para que os delegados e subdelegados desempenhem da melhor
forma o cargo para o qual foram eleitos. Acrescente-se ainda que
na sessão de encerramento, a Pró-Reitora da Universidade do
Minho, professora Doutora Paula Cristina Martins, abordou
uma outra temática de extrema importância:
"O perfil do
estudante universitário no modelo de Bolonha - competências e
mediações".
Qual o balanço dos 10 anos do Processo Bolonha?
O processo de Bolonha apresenta ainda muitas lacunas,
nomeadamente no que diz respeito ao paradigma
ensino/aprendizagem. Em muitos cursos continuam a verificar-se
problemas na implementação, os alunos continuam a sofrer com o
excesso de trabalhos que resultam de uma clara falta de
organização, e muitos alunos foram prejudicados na transição para
Bolonha. Creio que este tema é bem mais complexo do que apenas
uma nova metodologia e para funcionar são ainda necessárias
muitas mudanças por parte dos docentes, e também algum esforço
por parte dos alunos.
Acredita que o Dia do Estudante é ainda um dia que passa
despercebido aos alunos minhotos?
"O dia do Estudante é todos os dias". Esta é sem dúvida a
mensagem mais importante. Para a AAUM os estudantes estão todos
os dias em primeiro lugar e esta foi a manchete que pusemos nos
folhetos dos tabuleiros das cantinas de ambos os campi. Este ano
fizemos esforços para que os alunos se lembrassem do "Dia do
Estudante" também com a realização de acções de sensibilização
junto dos estudantes, tentando informá-los acerca de regulamentos
e estatutos que devem ter sempre presentes, de forma a conhecer
os seus direitos (como exemplo o RIAPA).
Considera o Departamento Pedagógico como um dos mais importantes
dentro da estrutura da AAUM?
Sem dúvida o Departamento Pedagógico assume-se como essencial e
nuclear na AAUM. Este é o departamento dotado dos meios capazes
de conseguir responder às necessidades e problemas de toda a
comunidade académica. Damos sempre primazia aos problemas dos
estudantes, ao melhoramento das relações entre todos os grupos
académicos, fomentando dessa forma o espírito de união entre a
massa estudantil. Mantemos ainda uma particular atenção sobre as
necessidades extracurriculares dos alunos e na luta para criar as
condições necessárias para que os alunos possam desenvolver
competências. Acredito porém que, todos os departamentos são
importantes, cada um dentro das suas especificidades até porque
todas as actividades têm a sua importância.
O que a motivou para ocupar a vice-presidência da AAUM com a
pasta do Departamento Pedagógico?
As questões de carácter pedagógico sempre me interessaram, mesmo
quando não ocupava este cargo. Quando fui convidada pelo actual
presidente da AAUM, Luís Rodrigues, não tive dúvidas que este
seria o departamento que mais tinha a ver comigo até porque já
fui delegada de turma.
Como concilia a carreira académica/profissional com o
associativismo?
No início do ano as coisas foram mais complicadas a nível da
gestão de horários. No entanto, com organização e muita força de
vontade consegui conciliar ambas de uma forma eficiente e eficaz.
Certo é que neste momento o meu ritmo de vida é bastante mais
acelerado do que era antes de ocupar o cargo, mas é gratificante
ver por exemplo o sucesso que a Formação Pedagógica teve, esses
momentos compensam todo o esforço.
O que pensa do associativismo no percurso de um
estudante?
Sem margem para dúvidas que o associativismo é uma mais-valia
para os jovens. Vivemos experiências que nos fazem crescer como
pessoas e nos tornam mais responsáveis e atentos a muitos
problemas da actualidade. Acredito que no final do mandato terei
uma bagagem muito mais rica a vários níveis e muitas lembranças
do meu percurso académico que não teria se não fosse dirigente
associativa. Também acredito que fiz e farei amigos que ficarão
para a vida.
Que mensagem deixa aos alunos?
Trabalhamos todos os dias para que os problemas que nos chegam
sejam resolvidos de forma célere, contem sempre com a nossa
disponibilidade. Os estudantes serão sempre a nossa prioridade.
Espero que o ano corra da melhor forma a todos.
Texto: José Carlos Bragança
Fotografia: Nuno Gonçalves
nunog@sas.uminho.pt
(Pub. Abr/2010)