ent-pd-2
Entrevista.com, 13.10.2006
"O principal objectivo da AAUM e DDC é sem dúvida fomentar o desporto no seio da nossa Academia"
UMinho
Em entrevista ao UMDicas, Pedro Dias, Vice-Presidente do Departamento Desportivo da AAUMinho, aponta para uma cada vez maior internacionalização da academia minhota através do desporto.

Em 2005/06 a AAUMinho bateu o record de medalhas conquistadas em 2005 (57 contra 67). Para 2006/07 quais são os objectivos traçados pelo Departamento Desportivo no que toca às competições organizadas pela FADU (Federação Académica do Desporto Universitário)?                 Antes de mais, gostaria de congratular todos os intervenientes responsáveis por mais um ano recheado de sucesso para a Universidade do Minho. A AAUMinho ocupa o lugar cimeiro no desporto universitário nacional já a largos anos, vindo ano após ano a consolidar o seu estatuto de Campeão Nacional Universitário.

Seguindo o exemplo de anos transactos, os objectivos da AAUMinho serão mais uma vez atingir o topo do ranking nacional, tentando melhorar o número de atletas com medalhas em algumas modalidades aumentando assim a distância para com as outras academias.
No ano transacto a AAUMinho candidatou-se e organizou mais de 50% das competições da FADU. Para 2006/07 não foi entregue nenhuma candidatura. Qual o motivo desta mudança?
Em relação ao ano 2005/2006 a AAUMinho candidatou-se e executou cerca de 50% das competições FADU, visto a AAUMinho ser sem dúvida de entre todas as academias, a que mais recursos e experiência reúne para a organização desde tipo de actividades.
Em relação ao presente ano a AAUMinho optou, por agora, não se candidatar à organização de qualquer tipo de actividade FADU, visto existirem algumas complicações em relação á FADU, razão pela qual a AAUMinho tomou uma medida de força, até que estes pequenos "problemas" sejam resolvidos.
Recentemente a equipa de Andebol sagrou-se vice-campeã europeia de andebol universitário, o atletismo e o judo conquistaram diversas medalhas em competições na Alemanha e na Estónia e a AAUMinho mais uma vez organizou com excelência um Campeonato da Europa Universitário (basquetebol). É politica da AAUMinho continuar a sua afirmação como potência desportiva além fronteiras?
Sem sombra de dúvida a AAUMinho irá a continuar apostar nas participações internacionais como forma de potenciar o desporto, visto a qualidade do desporto por nós praticado ser muito alta, sendo também uma forma de premiar os nossos atletas pelas suas brilhantes actuações com a camisola da AAUMinho, possibilitando assim a obtenção de medalhas a nível internacional, demarcando assim a imagem do desporto nacional.
Em 2008 a AAUMinho vai organizar o Campeonato do Mundo de Badminton Universitário. Como estão os preparativos para esta competição?
Esta será mais uma grande actividade organizada pela AAUMinho, o que demonstra a qualidade de anteriores organizações, bem como a confiança depositada em nós pelas instituições tanto pela EUSA como a FISU. Os preparativos estão a decorrer conforme planeado e como só esta Academia os sabe executar, ou seja, estamos numa fase de preparação para mais um grande evento internacional que sem dúvida será recheado de sucesso.
Em termos recreativos, a Gata na Praia é cada vez mais o "produto" com maior procura da AAUMinho. Que balanço fazes da ultima edição?
A nossa "Bebé" está de parabéns pois mais uma vez, sendo esta a quinta edição desta afamada actividade, conseguiu superar as expectativas. Penso que os participantes puderam usufruir de excelentes condições, aproveitando-as ao máximo. Sem duvida que este ano o salto qualitativo foi enorme, com os participantes a usufruírem de serviços inovadores, como por exemplo o "Brunch", pequeno-almoço reforçado, como também as excelentes condições que os alojamentos deste ano possuíam. Na minha opinião, mais um grande evento organizado por esta Academia e que deixa sempre "água na boca" aos seus participantes
Há já alguma novidade que nos possas revelar para esta 6ª edição?
Como é do conhecimento geral o mandato da AAUMinho é só de um ano, por isso não posso revelar nenhuma novidade visto esta ser uma actividade que a próxima Direcção da AAUMinho irá planear, o que sem dúvida é um grande entrave para a organização deste tipo de eventos.
Quanto à Gata na Neve, quais são os planos para este ano?
Em relação á "Gata na Neve" este ano terá novidades pois iremos oferecer dois momentos para que os alunos da Universidade do Minho possam usufruir de um maior leque de ofertas. O primeiro momento terá lugar já em Dezembro, para o qual as inscrições abrirão brevemente. O segundo momento de desportos de Neve terá lugar no mês de Março. O nosso objectivo de criar duas "Gatas na Neve" é poder proporcionar diferentes alturas e mais cómodas para os alunos. Penso que mais uma vez, serão as "Melhores de Sempre!"
Por fim, uma mensagem para os milhares de praticantes desportivos da Universidade do Minho que usufruem das actividades da AAUMinho e também do DDC?
O principal objectivo da AAUMinho e DDC é sem dúvida fomentar o desporto no seio da nossa Academia. Sem duvida que o desporto é uma boa forma de nos libertarmos de certos problemas que continuamente assombram o nosso dia-a-dia. O desporto é uma boa forma de nos tornarmos pessoas mais dinâmicas, competitivas e saudáveis, por isso apelo aos estudantes minhotos que adiram à prática desportiva, nas melhores instalações universitárias nacionais para a prática do desporto.
Quero mais uma vez congratular todos os intervenientes de um ano recheado de sucesso que foi o ano 2005/2006. Mais uma vez vamos sem dúvida contribuir para o "Melhor ano desportivo de sempre!", do qual todos nós fazemos parte Integrante!
Nuno Gonçalves
Nunog@sas.uminho.pt
Arquivo de 2006