A Tun'ao Minho - Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho nasceu da ideia de meia dúzia de amigas com gosto pela música que se lembraram de formar uma nova Tuna Feminina na Universidade do Minho. A “paixão” pela música falou bem alto e o grupo foi criado a 17 de novembro de 2012, sendo o seu ponto alto anual, a concretização do Tunão - Festival de Tunas Femininas, que acontece no mês do seu aniversário.
A Tun’Obebes foi a primeira tuna feminina da Universidade do Minho (UMinho) e primeira tuna de Engenharia. Criada em 1992, a partir do desejo de viver ao máximo a vida académica, fez no final de 2021, 29 anos de existência. A sua estreia aconteceu nas comemorações do Enterro da Gata em 1993 e, atualmente, o seu ponto alto é o seu festival, as “Serenatas ao Berço”.
Joaquina Sá nasceu em Braga há 65 anos. Casada, mãe de uma filha e avó de dois meninos, desempenha funções nos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) há 41 anos. Atualmente, faz parte de uma equipa com cerca de 20 trabalhadores que compõem o Departamento Contabilístico e Financeiro (DCF).
A Augustuna foi a primeira tuna mista da Universidade do Minho (UMinho), que fez em 2021, 25 anos. Atualmente, apenas como tuna masculina, o grupo tem como ponto alto do ano o seu Festival de Tunas, o Magna Augusta. Constituída por cerca de 35 elementos ativos, tem mais de 60 elementos no total.