CDGT (2)
Desporto, 05.12.2022 às 10:40
Desporto na UMinho com oferta de atividades desportivas para todos os gostos
Em 2022/2023 são mais de 70 atividades desportivas e a possibilidade de treinar a partir de 15€ por mês.

O Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (DDC SASUM) começou a desenvolver a sua atividade no ano letivo de 1994/1995, tendo como missão promover a participação desportiva no seio da comunidade académica, proporcionando condições de acesso democrático a essa prática, num ambiente educativo, saudável e de excelência.

Assim, e de forma a criar um serviço desportivo que fosse reconhecido como uma referência a nível nacional e no espaço europeu, ao longo destes 27 anos apostou-se no desporto como componente fundamental na formação integral dos estudantes da Universidade do Minho (UMinho). Esta realidade potenciou o aumento significativo do número de praticantes nos serviços desportivos, sendo que em 2021 contavam-se 4 660 utentes para uma oferta de 59 modalidades desportivas, registando-se ainda um total anual de 87 876 usos nas instalações desportivas.

Dos cerca de 20 000 estudantes da UMinho inscritos em 2021, cerca de 2 748 estiveram inscritos nos serviços desportivos e praticam desporto de forma regular no âmbito da atividade oferecida nas instalações desportivas dos SASUM, seja em atividades de lazer, seja em atividades de competição (Atividades Aquáticas, Desportos Coletivos, Artes Marciais e Combate, Desportos Individuais, Atividades de Fitness, Corpo e Mente) - não estando aqui contabilizados os estudantes que o fazem fora da instituição - o que coloca a UMinho ao nível das melhores práticas desenvolvidas pelas suas congéneres europeias, nomeadamente as que se dedicam ao “Desporto para Todos”, tipicamente situadas no Norte e Centro da Europa.

 Infraestruturas desportivas

A UMinho possui dois Complexos Desportivos (Gualtar e Azurém) e o Centro de Condição Física de Santa Tecla. O Complexo Desportivo de Gualtar é composto por duas naves polivalentes, dois campos exteriores em relva sintética, três salas de condição física (musculação, cardiofitness e treino funcional), três ginásios para atividades de ritmo, desportos de combate e defesa pessoal, campo de voleibol de praia, monólito exterior de escalada com 14 metros de altura, rocódromo interior com 10 metros de altura e um centro médico.

O Complexo Desportivo de Azurém é composto por uma nave polivalente, sala de treino funcional, sala de condição física (musculação e cardiofitness), três ginásios para atividades de ritmo, desportos de combate e defesa pessoal. 

O Centro de Condição Física de Santa Tecla é composto por uma sala de condição física para treino funcional e um campo de squash. 

Para além destas infraestruturas desportivas, a UMinho tem uma oferta de desportos aquáticos que se desenvolve em espaços protocolados com outras entidades, nomeadamente nas Piscinas Municipais da Rodovia, em Braga. 

As salas de musculação e cardiofitness dos Complexos Desportivos de Azurém e Gualtar estão dotadas de equipamentos modernos e adaptados aos mais recentes exercícios de fitness e musculação, indo ao encontro das necessidades e expetativas da comunidade académica em relação às condições para a prática desportiva. 

Atividades de Lazer

No que toca às atividades de lazer, a oferta é alargada, abrangendo várias modalidades de competição que têm, também, a vertente informal, para além de várias outras atividades de artes marciais, desportos de combate e fitness.

A oferta destas ou outras atividades depende de uma avaliação da procura que é feita anualmente, nomeadamente junto dos estudantes que todos os anos chegam à Universidade, de forma a conhecer as tendências e o perfil de prática desportiva dos novos alunos.  

As atividades de fitness são a maior oferta em termos de lazer, compreendendo atividades aeróbicas, atividades de corpo e mente, danças e localizadas, de forma a ir de encontro à procura, sendo que o objetivo passa por aumentar a regularidade de prática desportiva da comunidade académica, mas não só. 

No UMinho Sports é possível treinar a partir de 15€ por mês. São disponibilizadas atividades de fitness e musculação, avaliações físicas, atividades aquáticas, desportos de combate, modalidades desportivas de recreação e lazer nos complexos desportivos de Gualtar e Azurém e no centro de Condição Física de Santa Tecla, num total de 66 aulas de fitness por semana, 9 aulas de natação por semana, 11 modalidades desportivas de recreação, 14 modalidades protocoladas e ainda vários espaços, funcionando de 2ª a 6ª feira das 08h00-23h00 e aos sábados das 09h00-13h00. A inscrição nas atividades pode ser realizada online através da app mobile ou no portal UMinho Sports (mais informação em www.sas.uminho.pt/desporto).

À disposição dos nossos utentes está uma equipa de instrutores especializados, com a missão de desenvolver planos de treino personalizados adequados aos objetivos de cada utilizador, acompanhar todos os exercícios e realizar avaliações físicas. 

Para que o acesso à atividade física seja ainda mais flexível e acessível a todos, é possível realizar o pagamento do cartão anual e do cartão semestral UMinho Sports em prestações.  O cartão anual pode ser pago em 4 prestações, o cartão semestral pode ser pago em 3 prestações. 

Em 2021 foram atribuídos 56 prémios de mérito desportivo aos estudantes que conciliaram os resultados desportivos de relevo, nacional e internacional, com o sucesso académico.

A UMinho é uma das Academias que mais sucesso tem alcançado em termos desportivos, o que tem vindo a projetar, a imagem do desporto da UMinho, a nível nacional e internacional. Hoje a UMinho é conhecida no meio do Desporto Universitário europeu e mundial como uma instituição de referência na oferta de serviços, competição desportiva universitária e como uma entidade que organiza eventos internacionais com elevados padrões de qualidade.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2022