Desporto, 18.07.2022 às 13:40
Cerimónia de Abertura do Campeonato Mundial Universitário de Futsal foi marcada pela Animação e Multiculturalismo
Este domingo, dia 17 de julho, decorreu por volta das 18h30, a Cerimónia de Abertura do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, na cidade de Braga.

O evento, que teve como ponto de partida o Arco da Porta Nova e como ponto de chegada a Praça da República, contou com a apresentação das várias equipas e delegações dos diversos países participantes. O responsável pela música de animação foi o grupo de percussão da Universidade do Minho, Bomboémia.

Foi na Praça da República que subiram ao palco as treze equipas, com os jogadores e a equipa técnica. Neste local, também estiveram presentes vários responsáveis ​​pela organização de todo o evento.

Duarte Lopes, Presidente da Comissão Organizadora do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, afirmou que “estamos aqui hoje reunidos por uma razão e por uma razão só. Esse motivo é o amor pelo desporto” e desejou a todos “um momento incrível, partidas incríveis” e torceu para que todos “façam amigos e ótimas lembranças” durante a competição.

Ricardo Rio, autarca de Braga, garantiu que a cidade “vai promover uma grande atividade” e espera que entre os jogos todos possam “conhecer muito bem as nossas cidades”.

Luciano Cabral, Primeiro Vice-Presidente Interino da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) iniciou a sua intervenção declarando que “é uma honra e um prazer recebê-los na cidade de Braga”, dizendo aos atletas que “com certeza vão guardar essas memórias para sempre”. Luciano Cabral acrescentou ainda que está muito grato a todos os portugueses e aos cidadãos de Braga e Guimarães.

Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, deu as boas-vindas à Universidade do Minho, às cidades de Braga e Guimarães. Deixando “calorosas boas-vindas à delegação da Ucrânia”. Apontando o “respeito, determinação, atitude e fair-play” como os comportamentos que todos esperam ver nos jogos.  Declarando oficialmente aberto o WUCFutsal 2022.

Ao longo da Cerimónia, decorreu o juramento dos atletas e árbitros, onde o fair-play e a imparcialidade foram as marcas da mensagem.

Durante o dia de hoje decorrem oito jogos. Portugal joga, no feminino, às 16:00, no masculino, às 18:00. Ambos os jogos decorrem em Guimarães.

Mais informações em: www.fisufutsal2022.uminho.pt

Fonte: media.fisufutsal2022@sas.uminho.pt