PMD '21
Desporto, 20.12.2021 às 10:36
UMinho entrega hoje Prémios de Mérito Desportivo
A Universidade do Minho (UMinho) vai premiar mais uma vez os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2020/2021. Ao todo serão distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo (PMD), 56 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 6 modalidades. O Voleibol e o Andebol foram as modalidades com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa à época 2020/2021 realiza-se hoje, dia 20 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. 

A sessão conta com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos Serviços de Acção Social, António Paisana, do Presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, e do treinador de futsal do SC Braga/AAUM, Joel Rocha, que fará a uma intervenção no âmbito do tema “A Carreira Dual no Alto Rendimento”. 

Este será, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, se sagraram Campeões Nacionais Universitários e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento escolar de acordo com as condições previstas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo.  

Os 56 estudantes premiados vão receber a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 32 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (28) e a Escola de Economia e Gestão (11). 

As equipas de Voleibol feminina e masculina conquistaram o título de campeãs nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2021 que decorreram na Covilhã e Fundão, entre 19 e 30 de julho. As duas formações chegaram ao título apenas com vitórias. Esta foi a modalidade que viu mais atletas eleitos para receber o prémio (26). Na segunda posição ficou a modalidade de Andebol com 21 premiados, após também terem alcançado a medalha de ouro no feminino e no masculino. 

Dos 56 estudantes que vão ser distinguidos, 30 são do sexo feminino e 26 são do sexo masculino. 

A atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo é uma iniciativa que já vai na sua 12.º edição. Ao todo, já foram atribuídos 887 Prémios de Mérito Desportivo, num investimento global superior a 200 mil euros.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2021