CDGT (100)
Desporto, 02.11.2021 às 13:27
UMinho Sports oferece mais de 50 atividades desportivas
Complexos Desportivos oferecem desde atividades de fitness, condição física, corpo e mente, desportos coletivos e individuais, artes marciais e de combate e atividades aquáticas.

Nos Complexos Desportivos da Universidade do Minho (UMinho), diversas atividades/modalidades são oferecidas à comunidade académica no modo recreação e competição, ajustando-se à procura registada, mantendo-se atual e adaptada às necessidades. Nesta época de 2021-2022 são mais de 50 as ofertas, divididas pelos campi de Gualtar e Azurém.

Mantendo todos os procedimentos contínuos de higienização e seguindo todas as normas necessárias à prevenção e proliferação da COVID-19, a UMinho Sports oferece desde atividades de fitness, condição física, corpo e mente, desportos coletivos, desportos individuais, artes marciais e de combate e atividades aquáticas, num total de 52 opções.

Nas atividades de fitness, condição física e corpo e mente, as opções são: Cycling, Dumbbels, Express FitBut, GAP, Express Hard Core, Power Training, Express Fit Cross, GAP, Express JUMP, Localizada, Pound, Treino em Suspensão, Cycling, Cardio Fitness, Musculação, Treino Funcional, Pilates e Hata Yoga. Depois de escolher a que mais lhe agrada ou a que vai de encontro aos seus objetivos,  basta consultar o horário disponível em http://www.sas.uminho.pt/Default.aspx?tabid=11&pageid=96&lang=pt-PT  e depois realizar a inscrição nas secretarias dos complexos.

Quem prefere artes marciais e de combate, as opções vão desde: Jiujitsu, Karaté, Kickboxing, Krav Maga, Muaythai, Taekwondo, Taekwondo Kids, Taekwondo Poomsae, Viet-Vo-Dao, Wing Chun e Wushu Kungfu.

Para quem gosta de interação, trabalho e espírito em ambiente de equipa, os desportos coletivos são os mais indicados, e, aqui, a oferta também é muito diversificada. Indo desde o Andebol, Futebol 7, Futsal, Hóquei em Patins, Rugby 7's, Andebol de Praia, Futebol de Praia, Futvólei, Voleibol de Praia, Basquetebol, Voleibol e Futebol, sendo que as três últimas, para além de competição são também de recreação.

Se o objetivo é colocar à prova, através da aferição da evolução das competências técnicas, físicas e psicológicas de cada um, o melhor é mesmo praticar/experimentar uma modalidade individual, e também nestas, a oferta é muita. Atletismo, Bilhar, Canoagem, Ciclismo, Golfe, Karting, Padel, Remo, Xadrez, Badminton, Squash, Ténis, Ténis de Mesa e Escalada são o leque de atividades oferecidas, com as últimas cinco a incluírem também a vertente de recreação.

Por último, a oferta de desportos aquáticos contempla atividades como Natação, Surf e Body Board.

Para conhecer todos os horários disponíveis e como se inscrever nas atividades ou modalidades de sua escolha, os interessados devem procurar informação no site http://www.sas.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=5&tabid=11&pageid=9&lang=pt-PT ou junto das secretarias dos complexos desportivos.

Os serviços desportivos da UMinho têm procurado seguir uma estratégia de promoção do desporto para todos, com preços mais acessíveis, maior diversidade de serviços e maior facilidade nas acessibilidades à adoção de novos hábitos por parte das populações. Em 2020, foi feito um investimento na nova plataforma de gestão de recursos e instalações desportivas que permite a otimização de processos internos, assim como uma maior proximidade com os utentes, através do agendamento de aulas, pagamentos e gestão do perfil inteiramente online. Para isso basta aceder ao site dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho em https://www.sas.uminho.pt/Desporto, onde encontrará toda a informação sobre o desporto na UMinho.

Poderá também instalar e aceder à App UMinho Sports disponível, descarregando-a a partir da App Store e Play Store, a qual facilitará a interação dos utentes e da comunidade académica com os serviços desportivos. A nova aplicação permite o acesso ao plano de treino individual do utilizador, aceder a vídeos de demonstração de exercícios, consulta de avaliações físicas, horários e atividades, a reserva de aulas de grupo, o aluguer de espaços desportivos e a realização de pagamentos através de referência multibanco e MBWay.

Durante todo o ano, e, no intuito de atrair e fidelizar novos públicos, o UMinho Sports desenvolve várias ações e campanhas, assinalando datas importantes com ações e eventos especiais, oferta de serviços, criando modalidades especiais de pagamento, entre outras coisas. Estas iniciativas visam aumentar a regularidade da prática desportiva e proporcionar uma formação complementar aos estudantes e uma maior qualidade de vida a todos os utentes e comunidade académica.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2021