Nomeados para Atleta Percurso Desportivo
Desporto, 19.09.2021 às 09:44
XX Gala do Desporto da Universidade do Minho - Nomeados na categoria de Atleta Percurso Desportivo
A Gala do Desporto da Universidade do Minho constitui uma ocasião singular para a celebração e congratulação dos feitos conquistados pelas equipas de atletas, técnicos e dirigentes que fazem parte do desporto na Academia Minhota e que mais se distinguiram durante a época desportiva, contribuindo decisivamente para o reconhecimento da qualidade, excelência e importância do desporto no seio da nossa Instituição. A Gala do Desporto representa, assim, um momento de grande significado no calendário anual da Universidade.

A um dia do grande evento ultimam-se os pormenores da XX edição desta gala anual que é a grande festa do Desporto da UMinho. 

Tendo como objetivo principal o reconhecimento do mérito e a afirmação de uma cultura desportiva focada no desenvolvimento dos estudantes, a Gala do Desporto da Universidade do Minho contará com cerca de 250 convidados, entre atletas, treinadores, dirigentes desportivos, responsáveis da Universidade, presidentes de escola e diretores de curso, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como personalidades importantes do panorama desportivo e político regional e nacional. 

Os Galardões entregues, denominados “PODIUM”, procuram institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que mais se destacaram no decorrer da época desportiva 2020/2021 em cada uma das categorias. 

Será também um momento de convívio que procurará servir de estímulo para que cada vez mais estudantes/atletas procurem conciliar o percurso académico com a prática desportiva e procurem o sucesso em ambas as vertentes. 

Com tudo apostos, só resta esperar pelo verídico final do júri que elegerá os vencedores de 2021, os quais vão subir ao palco na “Grande Noite” da XX edição da Gala do Desporto da UMinho.

 

Os nomeados na categoria de Atleta Percurso Desportivo do Ano 2021 são: 

Edivino Miranda - terminou o Mestrado em Relações Internacionais. O atleta de Basquetebol e Basquetebol 3x3 arrecadou 2 medalhas de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze em Basquetebol e 2 medalhas de Ouro e 2 de Prata em Basquetebol 3x3. A nível internacional participou nos europeus universitários de Basquetebol 2014 e 2016 (Jogos Europeus Universitários) e Campeonatos Europeus Universitários de Basquetebol 3x3 em 2017, 2018 e 2019.

João Alves Lopes - terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Informática. O atleta de Atletismo conseguiu, ao longo do seu curriculum, 3 medalhas de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze.

Sofia Oliveira - terminou o Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade. A atleta de Voleibol, ao longo do seu percurso desportivo, foi Campeã Nacional Universitária por três vezes e vice-campeã por duas vezes. A nível internacional teve duas participações em Campeonatos Europeus Universitários - 2016, 2017 – e participou nos Jogos Europeus Universitários de 2018.

Joana Cunha - terminou o Mestrado em Engenharia Industrial – Logística e Distribuição. A atleta de Taekwondo venceu três Campeonatos Nacionais Universitários de Taekwondo. A nível internacional participou em três Universíadas: foi medalha de Prata em 2015 e alcançou o 9º lugar em 2017 e 2019. Arrecadou ainda 2 medalhas de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze nos Campeonatos Europeus Universitários.

Júlio Ferreira - terminou o Mestrado Integrado em Arquitetura. O atleta de Taekwondo foi por quatro vezes Campeão Nacional Universitário e uma vez vice-campeão. A nível internacional participou em três Universíadas: foi 17º em 2015, 9º em 2017 e medalha de Bronze em 2019. Arrecadou ainda 3 medalhas de Ouro e 1 de Prata nos Campeonatos Europeus Universitários. 

Foram considerados para a seleção destes 5 nomeados os seguintes parâmetros: ter concluído o curso, o currículo desportivo em representação da AAUM/UMinho, o respetivo percurso académico e as participações internacionais universitárias.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2021