A Gala incluiu ainda a cerimónia oficial de entrega da Bandeira da Ética ao Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho (DDC SASUM), momento formalizado pelo presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco.
Pela primeira vez, nos 20 anos desta Gala anual de homenagem aos melhores desportistas, treinadores, técnicos e dirigentes desta Universidade, o evento teve lugar no campus de Azurém, em Guimarães, a qual juntou no Auditório Nobre cerca de 150 convidados, entre atletas, treinadores, dirigentes desportivos, responsáveis da Universidade, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como personalidades de relevo do panorama desportivo e político regional e nacional.
Decorrida ontem, dia 20 de setembro, a cerimónia de atribuição dos “galardões do desporto” visou também associar-se às celebrações do Dia Internacional do Desporto Universitário, proclamado pela UNESCO.
Organizada pelos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), em cooperação com a AAUMinho desde 2001, a sessão decorreu pelas 19h00 e teve como apresentadores, Diogo Branquinho (Andebol) e Ercília Machado (Atletismo), ex-estudantes atletas da AAUMinho.
Para além dos “atores” principais, os 20 nomeados, a grande festa do desporto da Academia Minhota contou com a presença, entre os convidados, do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do administrador dos SASUM, António Paisana, do presidente da AAUMInho, Rui Oliveira, do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), André Reis, do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, entre outras personalidades.
A Gala representa o encerramento da época desportiva e visa reconhecer e enaltecer a importância do desporto universitário, homenagear os campeões, bem como premiar aqueles que mais se destacaram na época desportiva de 2020/2021. Pretendendo agradecer a todos aqueles que ao longo do ano se empenharam, esforçaram e deram o máximo para representar condignamente a UMinho, simbolizando os “PODIUM” entregues, o reconhecimento pelo esforço e dedicação ao desporto universitário.
Como foi enfatizado por vários dos intervenientes na cerimónia, 2020/2021 foi um ano “especial” para o desporto na UMinho. Não só por ser a 20.ª edição do evento, mas, principalmente por estar de volta, após um ano de interregno. Foi também especial, pelas dificuldades impostas a todos ao longo de 2020 e 2021, em particular ao desporto, as quais foram ultrapassadas através das várias soluções encontradas.
Foi especial de igual forma porque a AAUMinho conquistou 33 medalhas (12 de ouro, 11 de prata e 10 de bronze), e, dessa forma, venceu pela primeira vez, o Troféu Universitário de Clubes na Competição Desportiva Universitária. De salientar ainda que a UMinho viu garantida em abril passado, a “Certificação Platina” no Programa Healthy Campus da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), e, nesta Gala, recebeu a Bandeira da Ética. Alguns dos destaques que fizeram desta “nova normalidade”, um tempo especial!
Esta Gala do Desporto é assim o reconhecimento da Academia a todos os que trabalham em prol do desporto universitário e do sucesso desportivo da UMinho. É, como referiu o administrador dos SASUM, António Paisana, o culminar de “um ano muito bom”, referindo-se à época desportiva que terminou, sublinhando que, apesar das dificuldades, “conseguimos resultados muito bons e favoráveis, quer no número de pessoas que continuaram a utilizar as instalações desportivas da UMinho, quer nos resultados de competição”. Assinalando os cerca de 3.400 utentes inscritos nos serviços desportivos da UMinho, onde cerca de dois terços são estudantes, os mais de 76 000 usos das instalações, e a disponibilização de mais de 70 modalidades desportivas. Para além destes números, agradeceu as 33 medalhas arrecadadas nas competições universitárias, o Troféu Universitário de Clubes e os três cartões brancos resultantes de atitudes de fair play, realçando que, individualmente, foram 150 os atletas medalhados, e não esquecendo os seis estudantes e alumni que estiveram a defender as cores nacionais nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “Orgulhámo-nos dos vossos resultados e empenhámo-nos em reconhece-los”, disse.
Também o reitor Rui Vieira de Castro realçou a importância da Gala do Desporto. “É um momento alto na vida da Academia. É-o porque o desporto e a atividade desportiva constituem um foco muito relevante da nossa Universidade”, afirmou. Sublinhando que a Gala deste ano, “tem um novo e acrescido significado, pelo que representa de retoma da vida plena dos nossos campi”.
Recordando aquilo que são os objetivos essenciais da Gala do Desporto: como celebrar os que mais de distinguiram na época desportiva 2020/2021 e celebrar o desporto como complemento essencial da formação superior, Rui Vieira de Castro diz que a cerimónia “afirma também a importância da prática do desporto como fator de qualidade de vida que queremos que caracterize os nossos campi”, apontou.
Lembrando os 20 anos de existência do evento anual, assinalou que esta visa “celebrar, coletivamente, a aposta da Universidade na promoção do desporto e da atividade desportiva”. Olhando em retrospetiva para o ano anterior, destacou a forma como os serviços desportivos dos SASUM foram capazes de se “reinventar”, enaltecendo a articulação estreita entre os estes e a AAUMinho, tornando possíveis os números e factos que fizeram deste ano, um ano de sucesso.
“Encaramos esta cerimónia com o simbolismo de querer retomar a normalidade de um ano de extrema exigência para o desporto universitário”, começou por dizer o presidente da AAUMinho, Rui Oliveira. Afirmando que o momento reúne em si, a forma de “destacar e agradecer o esforço de todos os que entraram em campo” pela academia minhota, “todos os que ao longo da época 2020/2021 colaboraram de uma forma contínua com a UMinho, para fazermos desta uma academia de referência no panorama nacional e internacional do desporto universitário”.
Apontando que o “reconhecimento nunca pode vir só, mas tem de estar de mãos dadas com a responsabilidade”, o dirigente associativo assinala que a UMinho é nisso um “exemplo”, pois continua a apostar na prática desportiva e hábitos de vida saudáveis em contexto universitário.
Apesar disso, pediu períodos mais curtos de ensino em contexto de sala de aula, assinalando que em Portugal os estudantes passam mais 4 a 5 horas semanais em sala de aula, acima da média europeia, “limitando o espaço para desenvolvimento de atividades e projetos pessoais de complemento à nossa formação”, disse.
Terminando, deixou o desejo para uma época desportiva de 2021/2022, “de ainda mais sucessos e, acima de tudo, que se divirtam, sejam felizes, e com fair play saibam representar a melhor academia do país”.
Chegado o momento mais aguardado, a revelação dos vencedores da noite, pelas mãos do administrador dos SASUM foi entregue o galardão de melhor Treinador do Ano, que este ano foi Eduardo Fernandes. O treinador de Andebol Masculino conquistou o Campeonato Nacional Universitário.
Patrícia Silva foi a eleita na categoria de Atleta Feminina do Ano. Estudante de Doutoramento em Engenharia Mecânica, a atleta de Andebol conquistou, na época 2020/2021, a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de modalidade. O PODIUM foi entregue pelo presidente da AAUMinho.
O vencedor na categoria de Atleta Masculino do Ano foi João Peixoto, estudante da Licenciatura em Gestão e atleta de Atletismo. Na época 2020/2021 arrecadou duas Medalhas de Ouro individuais no Campeonato Nacional Universitário da modalidade em 400m planos e 800m planos. O troféu foi entregue também pelo presidente da AAUMinho.
A última revelação da noite foi o vencedor da categoria Atleta Percurso Desportivo, PODIUM que este ano foi entregue a Joana Cunha. A estudante terminou o Mestrado em Engenharia Industrial – Logística e Distribuição. A atleta de Taekwondo venceu três Campeonatos Nacionais Universitários de Taekwondo. A nível internacional participou em três Universíadas: foi medalha de Prata em 2015 e alcançou o 9º lugar em 2017 e 2019. Arrecadou ainda 2 medalhas de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze nos Campeonatos Europeus Universitários. A distinção foi entregue por André Reis, presidente da FADU.
A Distinção Especial foi entregue ao ABC de Braga, na pessoa do seu presidente, Carlos Matos. O Galardão Prestígio foi entregue pelo reitor da UMinho.
Foi ainda entregue, pela primeira vez, o “Galardão Fair Play”. Gil Dias, capitão da equipa de Rugby 7’s da AAUMinho recebeu o prémio das mãos de Vítor Pataco.
Após a certificação do DDC-SASUM, em finais de agosto, com a Bandeira da Ética, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética Desportiva, Vítor Pataco e Vítor Dias formalizaram ontem o momento, com a entrega física da Bandeira da Ética a Carlos Videira, responsável pelos serviços desportivos da UMinho.
A noite terminou com jantar e convívio entre todos os presentes.
Fonte: SASUM
Fotos: Nuno Gonçaves