228987579_10217621697447956_6171658672905164627_n
Desporto, 03.08.2021 às 09:11
Balanço das Fases Finais dos CNU’s 2021
Terminaram no passado dia 30 de julho as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) que decorreram nas cidades da Covilhã e Fundão. Dos 10 títulos em jogo, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) alcançou quatro, para além de três medalhas de prata, uma de bronze e o Troféu Universitário de Clubes 2020/2021.

O maior evento do desporto universitário a nível nacional realizou-se entre 19 e 30 de julho, uma organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e da Universidade da Beira Interior, durante o qual se decidia a atribuição de 10 títulos de campeão nacional universitário nas modalidades de andebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, basquetebol masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, rugby 7 masculino e futebol de 11 masculino. O evento envolveu cerca de 1000 estudantes-atletas e 70 equipas de 19 clubes, sendo a AAUMinho o único clube que esteve representado em todas as competições. 

A Missão AAUMinho às Fases Finais, fecha assim os CNU’s com quatro medalhas de ouro (Andebol Feminino e Masculino, e Voleibol Feminino e Masculino), três medalhas de prata (Futsal Feminino e Masculino, e Rugby 7’s Masculino) e uma medalha de bronze (Basquetebol Masculino) e, desta forma, sagra-se vencedora do Troféu Universitário de Clubes 2020/2021 da FADU, um título inédito para a Academia Minhota. 

No arranque destas duas semanas de competição, o “pontapé de saída” do evento desportivo foi dado pelas modalidades de Basquetebol Feminino e Futebol de 11 masculino, tendo-se iniciado também, ainda na primeira semana, as competições de Futsal Feminino, Andebol Feminino e Futsal Masculino.

O Futebol de 11, que eram os campeões nacionais em título, entraram nestas Fase Finais com a ambição de o revalidar, mas as coisas não correram de feição à equipa liderada por Michael Ribeiro. Com uma vitória, uma derrota e um empate, os minhotos não foram além da fase de grupos. 

Também o Basquetebol Feminino, que em 2019 foi medalha de bronze, partiu para este CNU com o objetivo de discutir o título nacional. As minhotas chegaram às meias-finais, mas perderam o acesso à final. Na luta pela medalha de bronze, frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), a equipa de Alexandre Oliveira não teve forças para alcançar a medalha! 

O Andebol Feminino foi a primeira equipa a conquistar uma medalha de ouro para a AAUMinho nestes CNU’s. Depois de em 2019 terem falhado o título, a formação liderada por Fernando Fernandes confirmou as expectativas e alcançou, invicta, o Campeonato Nacional Universitário da modalidade depois de uma vitória por 34-24 frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). 

A fechar a primeira semana de competição, o Futsal Feminino conquistou a segunda medalha para a AAUMinho. As minhotas lideradas por Luís Silva conquistaram a medalha de prata, após terem perdido a final por 3-4 frente à Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). 

Também o Rugby 7’s Masculino alcançou a medalha de prata, a terceira para a AAUMinho. Numa competição de grupo único, para chegar ao título de vice-campeões, os minhotos venceram dois jogos e perderam um com a equipa que se viria a tornar campeã - o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Para além da medalha de prata, é de enaltecer o facto da FADU ter atribuído o cartão branco à equipa da AAUMinho, enaltecendo o seu comportamento ao longo da competição. Na partida frente à AAUÉ, quando o cansaço já era evidente de ambos os lados, os atletas minhotos acudiram por várias vezes os seus adversários que se encontravam em dificuldades físicas, numa atitude de fair play que mereceu o reconhecimento da organização destas Fases Finais. 

Do Futsal Masculino veio a quarta medalha para a Academia minhota. A formação liderada por Afonso Laranjo perdeu a final diante da equipa da “casa”- a AAUBI - por 6-3 e trouxe a prata para o Minho. 

Depois de em 2019 terem falhado o título, o Voleibol Feminino voltou a vibrar de alegria. As comandadas de João Peixe só sentiram o sabor da vitória ao longo de todo o percurso, e, na final, não foi diferente. Frente à AAUAv, as minhotas voltaram as estar no seu melhor e venceram a final por 3-1, alcançando mais um ouro para a AAUMinho. 

O Voleibol Masculino revalidou o título de campeões nacionais universitários e arrecadou a sexta medalha para a AAUMinho. Os comandados de Luís Paço venceram na final a AAUAv por 3-0, garantindo o pleno neste CNU e o ouro para Academia minhota. 

Após terem falhado o acesso à final frente à Associação Académica de Coimbra (AAC), o Basquetebol Masculino entrou em campo diante da equipa do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) na luta pela medalha de bronze. Apesar das dificuldades, os comandados de Alexandre Oliveira superaram-se, e, após uma reviravolta épica no marcador conseguiram trazer o bronze para o Minho. 

A partida que fechou esta edição dos CNU’s 2021, opôs o Andebol Masculino da AAUMinho à AAUAv. A equipa liderada por Eduardo Fernandes fez o pleno no campeonato, e, triunfo após triunfo, revalidou mais um título de campeões.  É o décimo sexto título da Academia Minhota na modalidade.

Parabéns a TODOS!

Fonte: SASUM

Foto: FADU

Arquivo de 2021