Rugby 7s AAUMinho CNU 2021 (4)
Desporto, 26.07.2021 às 09:17
Mais uma Medalha para a AAUMinho nas Fases Finais dos CNU’s: Rugby 7's Masculino conquista a Prata
No final da primeira semana de competição, a AAUMinho conquistou a terceira medalha. Depois de um Ouro no Andebol Feminino e uma Prata no Futsal Feminino, desta feita foi a vez do Rugby 7’s Masculino alcançar a medalha de Prata. O Futsal Masculino somou a segunda vitória consecutiva e assegurou a presença nas meias finais.

O Rubgy 7’s Masculino conquistou a medalha de prata nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que estão a decorrer na Covilhã e no Fundão. Os minhotos entraram de forma categórica com uma vitória por 27-0 contra a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) no primeiro jogo da competição que decorreu na parte da manhã. Na parte da tarde, a AAUMinho defrontou o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e acabou por perder por 17-12 num jogo muito equilibrado. 

Na última partida do dia, frente à Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ) discutia-se a medalha de prata depois de o IPC ter feito o pleno com três vitórias em três jogos. Ao intervalo, a AAUÉ vencia por 17-10. No entanto, os minhotos conseguiram dar a volta ao resultado com jogadas muito rápidas e muito eficazes e conseguiram vencer o jogo por 29-36, sagrando-se vice-campeões universitários da modalidade. 

Para além da medalha de prata, é de enaltecer o facto de a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) ter atribuído o cartão branco à equipa da AAUMinho, enaltecendo o seu comportamento ao longo da competição. Na partida frente à AAUÉ, quando o cansaço já era evidente de ambos os lados, os atletas minhotos acudiram por várias vezes os seus adversários que se encontravam em dificuldades físicas, numa atitude de fair play que mereceu o reconhecimento da organização destas Fases Finais. 

Futsal Masculino carimbou o acesso à meia final 

No Futsal Masculino, a AAUMinho goleou a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) por 6-1. Depois de uma primeira parte sem golos, a turma lisboeta adiantou-se no marcador por Gonçalo Cardoso aos oito minutos da segunda parte. No entanto, a vantagem apenas durou dois minutos, com Ricardo Lopes a apontar o golo do empate aos 10 minutos. A partir daí, os minhotos tomaram o controlo do jogo e chegaram à vantagem aos 12 minutos por intermédio de João Abreu. Em desvantagem, a AEFCL acabou por arriscar mais, permitindo que a AAUMinho dilatasse o marcador com um golo de Francisco Mikus e um bis de Eduardo Silva. No último minuto, André Fernandes marcou e fechou o resultado em 6-1 para os minhotos. 

Esta segunda-feira, pelas 17 horas, a AAUMinho defronta a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), no jogo grande da 3.ª jornada do Grupo A. Ambas as equipas somam seis pontos, pelo que já asseguraram a presença nas meias finais da competição, sendo que o resultado desta partida será determinante para definir a liderança do grupo. 

Para além deste jogo, a AAUMinho entra em campo na modalidade de Basquetebol Masculino, pelas 9h30, frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) em jogo a contar para a 1ª jornada do Grupo A. Às 12 horas é a vez de o Andebol Masculino se estrear diante da AAUBI na jornada inaugural do Grupo A da modalidade.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2021