A AAUMinho fez o pleno de vitórias no último dia das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e fechou a sua participação com mais quatro medalhas, num total de oito em dez possíveis.
O Voleibol Feminino foi a primeira equipa a entrar em campo diante da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). As minhotas conquistaram o ouro com uma vitória por 3-1 com parciais de 25-16, 25-21, 24-26 e 25-11.
Seguiu-se a final do Voleibol Masculino que voltou a colocar frente a frente as equipas da AAUMinho e da AAUAv. Os comandados de Luís Paço venceram por 3-0 com os parciais de 25-20, 25-20 e 25-17 e alcançaram o Ouro sem perder nenhum set ao longo de toda a época desportiva.
No Basquetebol Masculino, a AAUMinho entrou em campo diante da equipa do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) na luta pela medalha de bronze. Com a equipa bastante desfalcada com mais duas baixas, e apenas 6 jogadores, a partida não começou da melhor forma e, ao intervalo, os minhotos perdiam por 18-37. Foi com um forte apoio nas bancadas que a AAUMinho arrancou para uma segunda parte de grande nível e virou o resultado para 64-59 numa reviravolta épica.
Na última final do dia entre a AAUMinho e a AAUAv, o Andebol Masculino revalidou o título com uma vitória confortável por 33-24. É o décimo sexto título da Academia Minhota na modalidade.
A AAUMinho fecha as Fases Finais dos CNU’s com quatro medalhas de ouro (Andebol Feminino e Masculino, e Voleibol Feminino e Masculino), três medalhas de prata (Futsal Feminino e Masculino, e Rugby 7’s Masculino) e uma medalha de bronze (Basquetebol Masculino) e, desta forma, sagra-se vencedora do Troféu Universitário de Clubes 2020/2021 da Federação Académica do Desporto Universitário, um título inédito para a Academia Minhota.
Fonte: SASUM