Pavilhão (4)
Desporto, 14.10.2020 às 14:46
UMinho oferece atividades desportivas para todos os gostos com um rigoroso cumprimento das normas de segurança
A UMinho possui dois Complexos Desportivos (Gualtar e Azurém) e o Centro de Condição Física de Santa Tecla, onde pode usufruir de dezenas de atividades de lazer ou competição.

O Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (DDC SASUM) começou a desenvolver a sua atividade no ano letivo de 1994/1995, tendo como missão promover a participação desportiva no seio da comunidade académica, proporcionando condições de acesso democrático a essa prática, num ambiente educativo, saudável e de excelência.

Assim, e de forma a criar um serviço desportivo que fosse reconhecido como uma referência a nível nacional e no espaço europeu, ao longo destes mais de 25 anos apostou-se no desporto como elemento fundamental na formação integral dos estudantes da Universidade do Minho (UMinho), o que potenciou um aumento significativo do número de praticantes nos serviços desportivos, sendo que em 2019 contavam-se 6 482 utentes para uma oferta de 73 modalidades desportivas, registando-se ainda um total anual de 161 555 usos nas instalações desportivas.

Dos 19 632 estudantes da UMinho inscritos em 2019, cerca de 23% praticam desporto de forma regular no âmbito da atividade oferecida nas instalações desportivas dos SASUM, seja, em atividades de lazer ou competição (Atividades Aquáticas, Desportos Coletivos, Artes Marciais e Combate, Desportos Individuais, Atividades de Fitness, Corpo e Mente), não estando contabilizados os estudantes que o fazem fora da instituição, o que coloca a UMinho ao nível das melhores práticas desenvolvidas pelas suas congéneres europeias, nomeadamente as que se dedicam ao “Desporto para Todos”, tipicamente situadas no Norte e Centro da Europa.

 

Infraestruturas desportivas

A UMinho possui dois Complexos Desportivos (Gualtar e Azurém) e o Centro de Condição Física de Santa Tecla. O Complexo Desportivo de Gualtar é composto por duas naves polivalentes, dois campos exteriores em relva sintética, duas salas de condição física (musculação e cardiofitness), três ginásios para atividades de ritmo, desportos de combate e defesa pessoal, campo de voleibol de praia, monólito exterior de escalada com 14 metros de altura, rocódromo interior com 10 metros de altura e um centro médico.

O Complexo Desportivo de Azurém é composto por uma nave polivalente, sala de treino funcional, sala de condição física (musculação e cardiofitness), três ginásios para atividades de ritmo, desportos de combate e defesa pessoal.

O Centro de Condição Física de Santa Tecla é composto por uma sala de condição física para treino funcional e um campo de squash.

Para além destas instalações desportivas, a UMinho tem uma oferta de desportos aquáticos que se desenvolve em espaços protocolados com outras entidades, nomeadamente nas Piscinas Municipais da Rodovia, em Braga, e nas Piscinas do Vitória SC, em Guimarães.

Em 2019, foi feito um investimento muito significativo na renovação dos equipamentos das salas de musculação e cardiofitness dos Complexos Desportivos de Azurém e Gualtar, adaptando-os aos mais recentes exercícios de fitness e musculação e indo ao encontro das necessidades e expetativas da comunidade académica em relação às condições para a prática desportiva, de forma a proporcionar um maior conforto e maior qualidade de treino a todos os nossos utilizadores.

 

Atividades de Lazer

No que toca às atividades de lazer, a oferta é alargada, abrangendo várias modalidades de competição que têm, também, a vertente informal, para além de várias outras atividades de artes marciais, desportos de combate e fitness. Em 2020, foram dados os primeiros passos no desenvolvimento de uma oferta de eSports, em articulação com a Associação Académica.

A oferta destas ou outras atividades depende de uma avaliação da procura que é feita anualmente, nomeadamente junto dos estudantes que todos os anos chegam à Universidade, de forma a conhecer as tendências e o perfil de prática desportiva dos novos alunos.  

As atividades de fitness são a maior oferta em termos de lazer, indo desde as atividades aeróbicas, atividades de corpo e mente, danças e localizadas, de forma a ir de encontro às pretensões da população alvo, sendo que o objetivo passa por aumentar a regularidade de prática desportiva da comunidade académica e não só.

 

Desporto da UMinho, um caso de sucesso a nível nacional e internacional

O ano de 2019 ficou na história da UMinho como um ano particularmente marcante ao nível do desporto universitário, sobretudo pela organização de grandes eventos desportivos, pelos excelentes resultados no âmbito da competição universitária e pelo reconhecimento público de diversas entidades de relevo a nível nacional e internacional.

Do ponto de vista organizativo a Associação Académica e os Serviços de Acção Social organizaram as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, de 28 de abril a 10 de maio, em Guimarães, prova que contou com a participação de 2 282 pessoas

Já no que diz respeito à competição internacional, a UMinho recebeu o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, de 15 a 23 de julho, em Braga, com a participação de 28 equipas. Ao todo, o evento contou com a participação de cerca de 750 pessoas.

Relativamente aos resultados no âmbito da competição universitária, no plano nacional, as equipas da AAUM/ UMinho conquistaram um total de 104 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários: 29 medalhas de ouro, 34 medalhas de prata e 41 medalhas de bronze.

No plano internacional, a AAUM/UMinho conquistou 6 medalhas em Campeonatos Europeus Universitários (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) e contou com 7 estudantes atletas que representaram as Seleções Nacionais Universitárias na 30ª Universíada de Verão, em Nápoles, que conquistaram 2 medalhas de bronze.

Do ponto de vista do reconhecimento público, há a destacar a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, concedida pelo Governo de Portugal, e entregue pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, aquando da Cerimónia de Encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, no dia 23 de julho de 2019.

Na Gala do 20º aniversário da Associação Europeia do Desporto Universitário, que decorreu em Aveiro, a UMinho foi galardoada com o Prémio de Most Successful University from 2009-2019, uma distinção que premiou o desempenho desportivo da AAUM/UMinho, devido aos resultados obtidos em Campeonatos e Jogos Europeus Universitários ao longo da última década.

Na XII Gala do Desporto Universitário, que teve lugar em Braga no dia 16 de dezembro, foi a vez de a UMinho ser distinguida com o Prémio Prestígio da Federação Académica do Desporto Universitário.

Em 2018/2019 foram atribuídos 101 prémios de mérito desportivo (65 em 2018) aos estudantes que conciliaram os resultados desportivos de relevo, nacional e internacional, com o sucesso académico.

A UMinho é uma das Academias que mais sucesso tem alcançado em termos desportivos, o que tem vindo a projetar e muito, a imagem do desporto da UMinho, a nível nacional e internacional. Hoje a UMinho é conhecida no meio do Desporto Universitário europeu e mundial como uma instituição de referência na oferta de serviços, competição desportiva universitária e como uma entidade que organiza eventos internacionais com elevados padrões de qualidade.

Fonte: SASUM 

Arquivo de 2020