eSports_1
Desporto, 08.07.2020 às 16:15
Rui Gomes é o grande vencedor do I Torneio AAUMinho eSports
A primeira competição de jogos eletrónicos na Universidade do Minho terminou no passado dia 3 de julho, com a final que colocou frente a frente Rui Gomes, estudante da Licenciatura em Direito, e Pedro Oliveira, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação. Vitória no torneio foi conseguida após ter conquistado o pleno de 12 vitórias em 12 jogos.

Na final, com um resultado de 2-0 em jogos, Rui Gomes foi o vencedor da prova com a particularidade de não ter perdido um único jogo durante o torneio. Fábio Antunes, estudante do Mestrado de Marketing e Estratégia ficou em 3.º lugar e fechou o pódio desta competição.

Naturalmente satisfeito com a vitória no torneio, Rui Gomes considera que a iniciativa foi muito interessante, visto que os eSports estão cada vez mais em evidência. “Ao longo da competição houve sempre um excelente espírito e muito fair play por parte de todos os estudantes que participaram”, afirmou o aluno de Direito. Já quanto a futuras edições, Rui Gomes diz que “dado que o conceito de eSports está a desenvolver-se, sendo o FIFA um dos jogos mais praticados, faz sentido que a AAUMinho acompanhe esta evolução, criando mais competições e até parcerias com outras Universidades para a organização de torneios académicos de nível nacional.” Quanto à organização do torneio, o campeão da competição aproveitou para “agradecer à AAUMinho a organização deste torneio e toda a flexibilidade que demonstrou com todos os jogadores no agendamento de jogos e transmissões.”

Pedro Oliveira, que ficou em 2.º lugar, também ficou muito satisfeito com a competição, afirmando que foi “uma excelente ideia, que contou com uma excelente organização”. O finalista desta primeira edição manifestou também o desejo de que seja dada continuidade a iniciativas que promovam os eSports junto da comunidade académica.

O torneio AAUMinho eSports foi uma iniciativa conjunta da Associação Académica (AAUMinho) e dos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM) que teve início no dia 1 de junho e juntou 32 jogadores de 22 cursos diferentes, num torneio virtual de FIFA 20 disputado em PlayStation 4. Ao longo do torneio, foram disputados 136 jogos divididos por 62 eliminatórias, o que culminou em 16 horas de transmissão em direto. Os jogos foram transmitidos na Twitch da AAUMinho eSports, com exceção do jogo inaugural e da final que foram transmitidos no Facebook da AAUMinho e da UMinho Sports.

Para Carlos Videira, diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, a adesão a este torneio mostra que existe um público universitário que valoriza esta oferta. “Este torneio foi organizado com o objetivo de apalpar terreno e ajudar a perceber se deveríamos fazer uma aposta mais consistente nesta área. Estamos em final de semestre de um ano atípico e para uma primeira edição consideramos que a adesão foi bastante interessante. É um caminho que vamos percorrer daqui em diante, em articulação com a Associação Académica, e ao qual pretendemos dar seguimento no próximo ano letivo”.

Já Rui Oliveira, presidente da AAUMinho, confirma que esta aposta é para continuar. “Foi um excelente pontapé de saída dos eSports na Universidade do Minho, numa competição que contou com um grande espírito de fair play entre todos os participantes”. O representante dos estudantes minhotos destacou ainda a importância da iniciativa para recolher o feedback dos participantes que contam já com alguma experiência neste tipo de competições. “Nas próximas edições vamos tentar que o torneio seja ainda mais competitivo e mais apelativo à participação da comunidade académica”, concluiu.

Fonte: SASUM

 

Arquivo de 2020