ENRSDIES 2
Desporto, 30.01.2020 às 12:23
UMinho debateu estratégias para o Desporto no Ensino Superior em Encontro Nacional
O VI Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior (ENRSDIES), decorreu durante três dias no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho), numa organização do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social (SASUM).

O próximo encontro está marcado para 2021 no Instituto Politécnico do Porto.

A implementação do Estatuto do Estudante Atleta, as medidas de apoio ao Alto Rendimento, a Sustentabilidade, as dinâmicas de Desporto Informal junto da Comunidade Académica e a importância do Desporto no projeto educativo das Instituições de Ensino Superior foram alguns dos temas em discussão, num evento que trouxe a Braga personalidades como o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, André Reis, o Adjunto do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nuno Ferreira, o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, o Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, João Rodrigues e o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, entre outros.

Sob o mote “Planos de Desenvolvimento Desportivo no Ensino Superior”, os trabalhos arrancaram na segunda-feira dia 27, com a Sessão de Abertura ao início da tarde. Carlos Videira, Diretor do Departamento de Desporto e Cultura deu as boas vindas a todos os participantes, mais de 50, provenientes de 12 instituições, para além de uma delegação da Federação Académica do Desporto Universitário. “O objetivo passa pela discussão de estratégias e pela partilha de boas práticas no sentido de aumentar os índices de atividade física, combater o abandono da prática desportiva na transição entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior e dar a conhecer as vantagens do exercício para o crescimento físico, social e psicológico de todos os participantes”, explicou.

Sameiro Araújo, Vice Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Paulo Cruz, Pró Reitor da Universidade do Minho, também dirigiram algumas palavras a todos os participantes. A autarca enfatizou a necessidade de promover hábitos de atividade física “desde tenra idade” de modo a melhorar os níveis de qualidade de vida de toda a população. Já Paulo Cruz optou por centrar a sua intervenção no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela UMinho no âmbito do desporto universitário e do desporto para todos, assinalando que em 2020 se completam 25 anos da criação do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM.

Seguiram-se quatro sessões de debate, uma atividade desportiva, um jantar conferência e uma reunião técnica, onde foram discutidas as conclusões do Encontro. De acordo com Carlos Videira, “a discussão centrou-se sobretudo nas iniciativas que é necessário empreender para criar uma cultura desportiva nas Instituições de Ensino Superior que permita o desenvolvimento pleno de carreiras duplas por parte dos estudantes atletas e dos praticantes desportivos de alto rendimento. É necessário melhorar a legislação e agilizar uma série de procedimentos”, afirmou, concluindo que, em breve, será elaborado um relatório final do VI ENRSDIES, para ser apresentado à tutela e aos demais agentes desportivos e decisores do sistema de Ensino Superior. “A gestão das instalações desportivas, a organização de eventos e a generalização da atividade física nos campi universitários foram outros dos pontos relevantes em discussão, com a partilha de boas práticas entre instituições, que permitirá desenvolver estratégias e programas no sentido de melhorar o desempenho em cada uma das universidades e institutos politécnicos que se fizeram representar nesta iniciativa”, concluiu o dirigente.

O VII ENRSDIES deverá decorrer em janeiro de 2021 no Instituto Politécnico do Porto. O principal objetivo, partilhado por todos os participantes, passa por aumentar o número de instituições presentes no Encontro, no sentido de potenciar o desenvolvimento do desporto no Ensino Superior em instituições que ainda estejam numa fase mais incipiente do mesmo.

Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2020