Prestigio UMinho_FADU
Desporto, 18.12.2019 às 12:00
UMinho e AAUMinho distinguidas com o Galardão Prestígio na XII Gala do Desporto Universitário
Num ano marcado pela organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Guimarães, e do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, em Braga, este Galardão Prestígio enaltece e premeia o contributo conjunto da Universidade do Minho e da Associação Académica da Universidade do Minho na valorização, promoção e desenvolvimento do Desporto Universitário Português.

A Universidade do Minho (UMinho) e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) foram premiadas com o Galardão Prestígio na XII Gala do Desporto Universitário, promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que decorreu ontem, dia 16 de dezembro, no Espaço Vita, em Braga.

O Galardão foi entregue pelo Presidente da FADU, André Reis, que referiu que “este prémio é entregue a uma entidade que representa da melhor forma aquilo que são os valores do desporto, do trabalho em conjunto e em equipa, que ao longo das últimas décadas fez muito pelo desporto universitário e que este ano viveu um dos anos mais intensos no que diz respeito à organização de eventos desportivos. Por tudo aquilo que representa, por ter sido condecorada pelo ministro da Educação com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo e por ter sido eleita a melhor universidade da europa nos últimos dez anos do desporto universitário, há mais do que motivos para prestigiar este associado fundador da FADU que é a Universidade do Minho”.

Ao receber a distinção, o Presidente da AAUMinho, Nuno Reis, transmitiu que “gostava de agradecer e de dedicar este prémio a todos os dirigentes e atletas/estudantes da UMinho, por representarem tudo aquilo que é a excelência desportiva, aliando a capacidade da educação em transformar pessoas e do desporto em mover montanhas, por todo o espírito de sacrifício e de superação, que nos fez conquistar 108 medalhas nos Campeonatos da FADU, que nos permitiu ser considerados a melhor Universidade da Europa dos últimos 10 anos, foi por isso que o Governo Português nos atribuiu uma distinção de Honra ao Mérito Desportivo e é por vossa causa que estamos cá hoje. Obrigado e parabéns a todos.”

Para além do Galardão Prestígio, a UMinho e AAUMinho foram homenageadas pela qualidade da organização de eventos desportivos nacionais e internacionais, à qual também se juntaram as equipas e os estudantes/atletas da UMinho medalhados nos Campeonatos Europeus Universitários e na Universíada de Nápoles 2019, que subiram ao palco para receberem uma distinção.

Na corrida aos melhores ao ano, onde a UMinho e AAUMinho estavam nomeadas em quatro categorias, Júlio Ferreira, estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura e atleta de Taekwondo que conquistou uma medalha de bronze na Universíada de Nápoles 2019, venceu a categoria de “Atleta Masculino do Ano”. José Paulo Lopes (Atleta Masculino do Ano), Joana Cunha (Atleta Feminina do Ano) e a equipa de Futsal Masculino (Equipa do Ano) eram os restantes nomeados.

Ainda antes do final da cerimónia, houve tempo para Rafael Ribeiro Santos, aluno da Escola de Direito da UMinho, ser também distinguido com o “Prémio Ética do Desporto Universitário”, atribuído pelo PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto), pela dissertação de mestrado que defendeu em outubro de 2018, intitulada “Responsabilidade Civil em Eventos Desportivos: a ponderação da (i)licitude e o seguro desportivo”.

O ano de 2019 encerrou assim com mais uma noite de distinções para o desporto da Academia Minhota, que em julho recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, entregue pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e em setembro recebeu o prémio de Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário na década 2009-2019, no decorrer da Gala da European University Sports Association (EUSA).

Texto: Bruno Lemos
Foto: Luís Leite/FADU