Untitled-1-1
Desporto, 03.12.2019 às 17:21
AAUMinho com quatro nomeações para a Gala do Desporto Universitário
Estão abertas as votações para os “Melhor do Ano” do Desporto Universitário. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) está na corrida aos prémios desta XII Gala do Desporto Universitário com quatro nomeações nas categorias de Atleta Masculino (dois nomeados), Atleta Feminino e Equipa do Ano. A cerimónia terá lugar no próximo dia 16 de dezembro em Braga.

Braga foi a cidade escolhida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para acolher a 12ª edição da sua Gala que decorrerá no próximo dia 16 de dezembro, no Auditório do Espaço Vita. O evento reunirá toda a família do desporto universitário e será o palco para a atribuição das distinções aos melhores do ano.

Na corrida aos prémios estão dezasseis nomeados divididos em quatro categorias: Atleta masculino, Atleta feminino, Treinador e Equipa do Ano.

Os nomeados da Academia Minhota são José Paulo Lopes (Natação) e Júlio Ferreira (Taekwondo) que lutam pelo prémio de Atleta Masculino do Ano, enquanto Joana Cunha (Taekwondo) figura entre as nomeadas para Atleta Feminino. Refira-se que estes três atletas marcaram presença na Universíada de Verão, que decorreu no passado mês de julho, em Nápoles, Itália. A equipa de futsal masculino da AAUMinho, medalha de bronze no Campeonato Europeu Universitário realizado em Braga, também está na corrida ao prémio de Equipa do Ano.

Nuno Reis, Presidente da AAUMinho refere que “num ano em que a Academia Minhota obteve resultados e prémios extremamente prestigiantes ao nível do desporto universitário, encaramos a escolha do local da Gala como mais um reconhecimento do mérito obtido pelos nossos atletas, técnicos e dirigentes desportivos, por parte da FADU. Um reconhecimento que se estende, também, ao nível das nomeações, onde estamos muito bem representados”. O dirigente associativo acrescenta ainda que “vai ser excecional terminar esta época desportiva a receber todas as pessoas, clubes e instituições que fizeram parte dela, numa cidade e Academia emblemáticas para o Desporto Universitário."

Já para Carlos Videira, Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho há dois factos relevantes a assinalar. “O primeiro é o reconhecimento simbólico da FADU que decidiu descentralizar a organização da Gala, que nos últimos anos decorreu em Lisboa, e escolheu Braga para acolher um dos momentos mais importantes do calendário do desporto universitário a nível nacional. O segundo é o facto de em dezasseis nomeações, a AAUMinho estar representada em 25% das mesmas. Isso reflete o peso da nossa Academia no desporto universitário em Portugal e enaltece o excelente trabalho que tem vindo a ser feito no sentido de proporcionar as melhores condições aos nossos atletas e às nossas equipas para que possam alcançar resultados de excelência”, concluiu.

Os vencedores serão apurados através da votação dos clubes, da votação de um júri constituído por personalidades de relevo do Desporto Universitário português, mas também através de votação online que decorre até às 18 horas do dia 11 de dezembro, através de reações (like ou adoro) às fotos dos nomeados na página de Facebook da FADU Portugal (www.facebook.com/fadupt).

Os nomeados da Universidade do Minho concorrem nas diferentes categorias considerando os seguintes resultados:

José Paulo Lopes – Natação | Atleta Masculino do Ano

Universíada de Verão - 400m Livres - 21º lugar

Universíada de Verão - 200m Estilos - 18º lugar

Universíada de Verão - 400m Estilos - 10º lugar

Universíada de Verão - 800m Livres – 8º lugar e Recorde Nacional Absoluto

Campeonato Nacional Universitário de Natação - Estafeta 4x50m estilos - ouro

Campeonato Nacional Universitário de Natação - 200m livres – ouro – Recorde Nacional Universitário

Campeonato Nacional Universitário de Natação - 400m livres – ouro – Recorde Nacional Universitário

Júlio Ferreira – Taekwondo | Atleta Masculino do Ano

Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo <74Kg - ouro