treinadores
Desporto, 19.09.2019 às 14:33
XIX Gala do Desporto da Universidade do Minho | Nomeados na categoria de Treinador do Ano
Em contagem decrescente para a grande festa do desporto da Universidade do Minho (UMinho) que se realiza esta sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 18h30, no Largo do Paço (Braga), e depois de conhecidos os cinco eleitos em cada uma das categorias, adivinha-se uma noite mágica, onde os “atores” principais serão os 25 nomeados.

A Gala do Desporto da UMinho realiza-se desde 2001, e uma vez mais, esta XIX edição expressa o seu agradecimento e o seu reconhecimento pelos feitos alcançados pelos seus estudantes, técnicos e dirigentes, renovando o compromisso e o entusiasmo para com o desporto universitário para a nova época que agora se inicia.

Será uma noite dedicada aos desportistas e a todos os que contribuem para que o desporto universitário tenha cada vez maior afirmação, a nível nacional, europeu e mundial, este ano em Dia Internacional do Desporto Universitário. O grande destaque serão certamente, os cinco vencedores de 2019 que subirão ao palco para receber o “PODIUM”, símbolo do reconhecimento pelo esforço e dedicação ao desporto universitário.

A época desportiva 2018/2019 ficou marcada, em termos organizativos, por vários eventos: acolheu as fases finais dos campeonatos nacionais universitários, em Guimarães, que contou com a participação de mais de 2200 pesoas. A nível europeu, Braga acolheu o Campeonato Europeu Universitário de Futsal com a participação de 28 equipas e cerca de 800 pessoas envolvidas.

A organização de provas desportivas internacionais continuará a ser uma aposta da Academia Minhota, que viu ser-lhe atribuída a organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, que decorrerá em 2021, em Guimarães. Mais uma prova da confiança das estruturas internacionais do desporto universitário na capacidade de realização da Universidade do Minho.

Com tudo apostos, só resta esperar pelo verídico final do júri que elegerá os vencedores de 2019, os quais vão subir ao palco na “Grande Noite” da XIX edição da Gala do Desporto da UMinho.

Os nomeados na categoria de Treinador do Ano 2019 são:

Anselmo Calais: o treinador da equipa de Futsal Masculino foi Vice-campeão Nacional Universitário, arrecadando ainda a Medalha de Bronze no Campeonato Europeu Universitário.

Eduardo Fernandes: o treinador de Andebol conquistou o Campeonato Nacional Universitário, arrecadando ainda a Medalha de Bronze no Campeonato Europeu Universitário.

Suraj Maugi: o treinador de Taekwondo conquistou, nos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade, 6 Medalhas de Ouro, 4 de Prata e 10 de Bronze, arrecadando ainda o Ouro coletivo. A nível europeu, alcançou 2 Medalhas de Ouro e 1 de Prata.

João Paulo Pereira: o treinador de Voleibol foi Campeão Nacional Universitário, alcançando o 9º lugar no Campeonato Europeu Universitário.

Maria Mimosa: a treinadora de Natação conquistou 27 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade (7 Medalhas de Ouro, 6 de Prata e 12 de Bronze, Ouro no coletivo em piscina curta e Prata no coletivo em piscina longa).

Para o Galardão de Treinador do Ano são considerados os seguintes parâmetros: currículo desportivo no ano letivo respetivo, participação em competições e atividade interna e participações internacionais universitárias.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019