monitores
Desporto, 15.09.2019 às 13:05
XIX Gala do Desporto da Universidade do Minho | Nomeados na categoria de Monitor do Ano
É já na próxima semana que a Universidade do Minho (UMinho) realiza a sua XIX Gala do Desporto, que decorrerá no dia 20 de setembro, pelas 18h30, no Largo do Paço (Braga). Na corrida aos galardões de 2019 estão 25 personalidades mas apenas cinco galardões serão entregues.

Esta Gala presta homenagem aos estudantes/atletas desta Universidade que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de “PODIUM” nos Campeonatos Nacionais Universitários, bem como aos estudantes/atletas e técnicos que participaram em Competições Internacionais Universitárias em representação da AAUM/UMinho.

Na corrida aos galardões de 2019 estão 25 personalidades, cinco nomeados em cada uma das categorias a concurso (monitor do ano, atleta masculino do ano, atleta feminino do ano, treinador do ano e atleta percurso desportivo).

Será o coroar dos melhores desportistas, mas também de treinadores, técnicos e dirigentes que contribuíram para mais um ano de sucesso na Academia Minhota. Desta forma, a Associação Académica e a UMinho reconhecem e valorizam o empenho de todos os agentes desportivos, encorajando-os para o início da nova época que se espera de sucesso.

Recorde-se que, no passado mês de julho, a UMinho recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, entregue pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Foi o corolário de uma época desportiva preenchida com inúmeros sucessos. Uma distinção que muito orgulha a Universidade pelo trabalho realizado, mas acarreta, também, responsabilidades sobre o caminho a seguir em prol da prática desportiva e do desporto universitário.

Os nomeados na categoria de Monitor do Ano 2019 são:

Juliana Dias (Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica): a monitora de Atletismo contou com 14 atletas inscritos na modalidade, 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s).

José Carlos Costa (Mestrado Integrado em Engenharia Biológica): monitor de Basquetebol, dirigiu os treinos da modalidade onde teve 42 inscritos. Foi medalha de prata e de bronze nos Campeonatos Nacionais Universitários de basquetebol 3x3 masculino e 5º classificado em basquetebol 3x3 feminino. Arrecadou ainda a medalha de prata em basquetebol masculino e de bronze no basquetebol feminino nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em Guimarães.

José Paulo Fernandes (Mestrado Integrado em Engenharia Informática): monitor de Escalada, dirigiu os treinos da modalidade onde teve 24 inscritos. Nesta época, a sua modalidade arrecadou seis medalhas no CNU (vertente velocidade: 1 medalha de ouro, 2 de prata e 1 de bronze e vertente dificuldade: 1 medalha de bronze.  Alcançou  ainda a prata na classificação coletiva).

Inês Silva (Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica): a monitora de Voleibol dirigiu os treinos da modalidade onde teve 37 inscritos. Foi vice-campeã nacional universitária.

Mariana Silva (Licenciatura em Línguas Aplicadas): monitora de Xadrez, dirigiu os treinos da modalidade onde teve 5 inscritos. A candidata ao PODIUM arrecadou 4 medalhas nos CNU’s (ouro em Semirrápidas, ouro e bronze em Rápidas e Bronze coletivo em semirrápidas).

Para o galardão de Monitor do Ano são considerados os seguintes parâmetros: qualidade do trabalho desenvolvido no ano letivo respetivo, nível de empenho nas tarefas que lhe foram cometidas, tempo de trabalho afeto à atividade e percurso académico no ano letivo em causa.

Amanhã daremos a conhecer os nomeados para a categoria de Atleta Percurso Desportivo.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019