percurso desportivo
Desporto, 16.09.2019 às 08:46
XIX Gala do Desporto da Universidade do Minho | Nomeados na categoria de Atleta Percurso Desportivo
A Gala do Desporto é o culminar de mais uma época desportiva para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) que este ano conseguiu arrecadar 104 medalhas (29 de ouro, 34 de prata e 41 de bronze) nas provas nacionais da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Na corrida aos galardões de 2019 estão 25 personalidades mas apenas cinco galardões serão entregues.

O mérito e sucesso nacional garantiram o acesso a diversos Campeonatos Europeus Universitários, em que a AAUM/UMinho se fez representar em sete modalidades (5 coletivas e 2 individuais), destacando-se as medalhas de Bronze no Futsal Masculino e Andebol Masculino a nível coletivo. Para além dos Europeus Universitários, a Academia Minhota viu sete dos seus estudantes convocados para participar nas seleções nacionais universitárias que disputaram a 30ª Universíada de Verão que decorreu em Nápoles, de 3 a 14 de julho.

Desta forma, conquistaram o direito à presença na Gala do Desporto da Universidade do Minho (UMinho) todos aqueles que nas suas modalidades alcançaram medalhas para a AAUM/UMinho ou pontuaram para os títulos coletivos das suas equipas.

Esta Gala pretende assim reconhecer todos os envolvidos nos sucessos da época desportiva 2018/19, todos os que obtiveram um desempenho de excecional valor no desporto da UMinho, reconhecendo-os publicamente pelos seus feitos desportivos, os quais elevaram o nome da Academia, dentro e fora do país.

O evento tem ainda como objetivo promover o desporto e a prática desportiva, sendo que este ano o mesmo coincide com o Dia Internacional do Desporto Universitário, proclamado recentemente pela UNESCO.

Os nomeados na categoria de Atleta Percurso Desportivo 2019 são:

Mariana Silva - terminou a Licenciatura em Línguas Aplicadas. A atleta de Xadrez arrecadou, a nível individual, quatro medalhas de ouro e uma medalha de prata. Por equipas, alcançou duas medalhas de bronze. A nível internacional participou no Campeonato Europeu Universitário de Xadrez em 2017.

Hugo Rosário - terminou a licenciatura em Economia. O atleta de Andebol tem um longo curriculum desportivo recheado de sucessos. A nível nacional arrecadou três medalhas de ouro. A nível internacional teve quatro participações em Campeonatos Europeus Universitários onde conquistou igualmente três medalhas de ouro. Arrecadou ainda a medalha de prata no Mundial Universitário em 2012, a medalha de ouro no Mundial Universitário de 2014 e a medalha de ouro na Universiada de 2015.

Maria João Santos - terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. A atleta de Voleibol, ao longo do seu percurso desportivo, foi Campeã Nacional Universitária por três vezes e vice-campeã outras três. A nível internacional teve quatro participações em Campeonatos Europeus Universitários.

Marisa Simões - terminou o Mestrado Integrado em Medicina. A atleta de Taekwondo venceu seis Campeonatos Nacionais Universitários de Taekwondo no coletivo e ainda 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze a nível individual. A nível internacional, participou em três Campeonatos Europeus Universitários e conquistou três medalhas de ouro no coletivo.

José Pedro Carvalho - terminou a Licenciatura em Bioquímica. O atleta de Floorball e de Hóquei em Patins foi por três vezes Campeão Nacional Universitário de Floorball e uma vez campeão nacional de Hóquei em Patins. Foi ainda 7º classificado no Campeonato Mundial Universitário de floorball em 2016.

Foram considerados para a seleção destes 5 nomeados os seguintes parâmetros: ter concluído o curso, o curriculum desportivo em representação da AAUM/UMinho, o respetivo percurso académico e as participações internacionais universitárias.

Amanhã daremos a conhecer os nomeados para a categoria de Atleta Masculino do Ano.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019