atleta masculino
Desporto, 17.09.2019 às 10:43
XIX Gala do Desporto da Universidade do Minho | Nomeados na categoria de Atleta Masculino do Ano
A Gala do Desporto da Universidade do Minho constitui uma ocasião singular para a celebração e congratulação dos feitos conquistados pelas equipas de atletas, técnicos e dirigentes que fazem parte do desporto na Academia Minhota e que mais se distinguiram durante a época desportiva, contribuindo decisivamente para o reconhecimento da qualidade, excelência e importância do desporto no seio da nossa Instituição. A Gala do Desporto representa, assim, um momento de grande significado no calendário anual da Universidade.

A três dias do grande evento ultimam-se os pormenores da XIX edição desta gala anual que é a grande festa do Desporto da UMinho.

Tendo como objetivo principal o reconhecimento do mérito e a afirmação de uma cultura desportiva focada no desenvolvimento dos estudantes, a Gala do Desporto da Universidade do Minho contará com cerca de 300 convidados, entre atletas, treinadores, dirigentes desportivos, responsáveis da Universidade, presidentes de escola e diretores de curso, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como personalidades importantes do panorama desportivo e político regional e nacional.

Organizada desde 2001 pelos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), em cooperação com a Associação Académica (AAUM), a Gala do Desporto 2019 terá lugar pelas 18h30 da próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, no Largo do Paço (Braga). Este ano a Gala coincide com a data do Dia Internacional do Desporto Universitário, proclamado recentemente pela UNESCO.

Os Galardões entregues, denominados de “PODIUM”, procuram institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que mais se destacaram no decorrer da época desportiva 2018/19 em cada uma das categorias.

Será também um momento de convívio que procurará servir de estímulo para que cada vez mais estudantes/atletas procurem conciliar o percurso académico com a prática desportiva e procurem o sucesso em ambas as vertentes.

Os nomeados na categoria de Atleta Masculino do Ano 2019 são:

Júlio Ferreira: estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura e atleta de Taekwondo. Na época 2018/19 arrecadou a Medalha de Ouro individual e coletiva no Campeonato Nacional Universitário da modalidade. Em termos internacionais, foi Medalha de Prata no Campeonato Europeu Universitário e conquistou a Medalha de Bronze na 30ª Universiada de Verão, decorrida em Nápoles.

João Abreu: estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil e atleta de Futsal. Na época 2018/19, o futsalista foi Vice-campeão Nacional Universitário. Em termos internacionais, a sua equipa conquistou a Medalha de Bronze no Campeonato Europeu Universitário e foi ainda escolhido para  o “5 ideal” deste Campeonato.

Bruno Cunha: é estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e atleta de Voleibol. Na época 2018/19, o atleta arrecadou a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário e a sua equipa foi 9º classificada no Campeonato Europeu Universitário.

José Lopes: estudante do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial e atleta de Natação. Na época 2018/19, o nadador arrecadou duas Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário e participou na 30ª Universíada de Verão, onde bateu o record nacional dos 800 metros, alcançando a final da competição.

Gonçalo Areias: estudante da Licenciatura em Marketing e atleta de Andebol. Na época 2018/19, o andebolista foi Campeão Nacional Universitário. Em termos internacionais foi Medalha de Bronze no Campeonato Europeu Universitário.

Para o Galardão de Atleta Masculino do Ano são considerados os seguintes parâmetros: currículo desportivo no ano letivo respetivo, desempenho académico do estudante/atleta no ano letivo respetivo e participações internacionais universitárias.

Amanhã daremos a conhecer os nomeados para a categoria de Atleta Feminino do Ano.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019