atleta feminina
Desporto, 18.09.2019 às 08:40
XIX Gala do Desporto da Universidade do Minho | Nomeados na categoria de Atleta Feminino do Ano
A Gala do Desporto é um momento alto da vida da Universidade do Minho (UMinho) na área do desporto, uma celebração coletiva da importância do desporto na Academia Minhota, que junta em ambiente de festa todos os que de alguma forma participaram ou contribuiram para as conquistas da Associação Académica (AAUM) e da UMinho.

Este é também o momento de reunir e reconhecer atletas, treinadores, técnicos e dirigentes que tornam possível a afirmação nacional e internacional da UMinho no domínio desportivo, prosseguindo-se em 2019 o desígnio da promoção de uma cultura de mérito, onde se destaca também o desporto, uma dimensão essencial da educação integral que a Universidade aspira a garantir aos seus estudantes. É o momento de agradecer também, a todas as pessoas e entidades que ajudam a tornar o fenómeno do desporto universitário mais participado e culturalmente mais enraizado na UMinho.

Na época desportiva 2018/19, foram cerca de 350 os atletas que representaram a AAUM/UMinho em competições desportivas no país e no estrangeiro. Uma participação que se traduziu em importantes resultados para a Academia, seja nas Universíadas, seja nos Campeonatos Europeus Universitários, seja ainda nos Campeonatos Nacionais Universitários. No conjunto destas competições, foram 112 as medalhas que os estudantes da UMinho conquistou em modalidades individuais e coletivas.

A Gala do Desporto é também uma forma de reconhecimento do papel que o desporto exerce no desenvolvimento e integração de cada um, no qual a UMinho tem apostado fortemente, criando ao longo dos últimos anos várias infraestruturas desportivas, apoiando a formação desportiva dos estudantes e empenhando-se na realização de eventos desportivos de relevo nacional e internacional.

Os nomeados na categoria de Atleta Feminino do Ano 2019 são:

Ana Sofia Oliveira: estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, a atleta de Kickboxing conquistou na época 2018/19 duas Medalhas de Ouro individuais e uma Medalha de Prata no coletivo no Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing. A nível internacional arrecadou a Medalha de Bronze individual no Campeonato Europeu Universitário da modalidade.

Joana Cunha: estudante do Mestrado em Engenharia Industrial - Logística e Distribuição, a atleta de Taekwondo conquistou a Medalha de Ouro Individual e arrecadou ainda uma Medalha de Ouro coletiva no Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo. A nível internacional arrecadou a Medalha de Ouro no Campeonato Europeu Universitário da modalidade e foi 9ª classificada na Universíada de Verão, em Nápoles.

Mariana Carvalho: estudante do Mestrado Integrado em Medicina, a atleta de Atletismo conquistou duas Medalhas de Ouro individuais no Campeonato Nacional Universitário de Corta-Mato e Pista Coberta .

Bárbara Miranda: estudante da Licenciatura em Gestão, a atleta de Basquetebol conquistou a Medalha de Bronze no Campeonato Nacional Universitário  e arrecadou ainda uma Medalha de Bronze na Universíada de Verão, em Nápoles.

Telma Pereira: estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, a atleta de Futsal conquistou a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de Futsal e foi 8ª classificada no Campeonato Europeu Universitário da modalidade.

Para o Galardão de Atleta Feminino do Ano são considerados os seguintes parâmetros: currículo desportivo no ano letivo respetivo, desempenho académico do estudante/atleta no ano letivo respetivo e participações internacionais universitárias.

Amanhã daremos a conhecer os nomeados para a categoria de Treinador do Ano.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019