67191601_1145848052276731_2293843914265722880_o
Desporto, 19.07.2019 às 11:31
UMinho está nos “quartos” do Europeu de Futsal
Terminada a fase de grupos na competição masculina, a equipa da Universidade do Minho (UMinho) confirmou as expectativas e está nos quartos de final do Europeu Universitário de Futsal 2019. Duas vitórias em dois jogos colocaram os minhotos na fase eliminatória, onde vão defrontar a equipa de Tbilisi. A equipa feminina “tropeçou” na estreia e perdeu com as francesas da Universidade de Rouen.

Depois da vitória por 6-1 frente à Universidade de Reims, os minhotos entraram de novo em ação, desta, frente aos ucranianos da Universidade Nacional Politécnica de Lviv, tendo ganho por 2 - 4. A próxima partida da equipa da casa é amanhã, às 18h, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho.

A equipa feminina não entrou da melhor forma neste campeonato e, frente à Universidade de Rouen não se conseguiu impor, tendo saído derrotada por 5-2. Hoje as minhotas voltam a jogar frente à Norwegian University of Science and Technology, às 18h, no Complexo da Universidade com o objetivo de conquistar um lugar entre as oito melhores e continuar na luta pelas medalhas.

Quanto à prestação das outras equipas portuguesas em prova, no masculino, o Politécnico de Leiria venceu os croatas da Universidade Josip Juraj Strossmayer de Osijek por 4-3 e também garantiu o passaporte para os “quartos”. A Universidade de Coimbra sofreu mais uma pesada derrota (1 – 11) frente aos espanhóis da Universidade de Málaga e ficou fora da luta pelas medalhas. No feminino a Universidade de Évora venceu a Universidade Evry Val d’Essonne (França) por 4 – 2, enquanto a Universidade do Porto perdeu por 3 – 2 com a Universidade Pedagógica Nacional de Dragomanov, da Ucrânia.

Hoje ficam fechadas as contas da fase de grupos da competição feminina.

Nas restantes partidas, no feminino, a Ural Federal University encontrou a University of Zagreb. As russas abriram a contagem, mas as croatas não tardaram a repor a igualdade. A partida ficou marcada pelo equilíbrio ao longo dos 40 minutos. Depois do empate no encontro anterior, as croatas pretendiam conquistar a primeira vitória na competição e entraram no segundo tempo a marcar. Uma má segunda parte da formação russa permitiu que as croatas se distanciassem no marcador. O jogo terminou com o resultado de 6-1 a favor da University of Zagreb, subindo ao primeiro posto do grupo.

No outro jogo, a University of Munster defrontou a University of Murcia. A equipa espanhola fez o golo solitário da primeira metade, pouco tempo antes do intervalo. Contudo, nos segundos 20 minutos de jogo, a turma alemã veio decidida a vencer o jogo. As alemãs conseguiram inverter o resultado e ganharam 3-1.

No masculino, a Karazin Kharkiv National University e o College Management Academic Studies encontraram-se para uma partida marcada pelo desequilíbrio. A primeira parte foi calma e teve poucos golos. Ao intervalo, os ucranianos venciam por 1-0. No regresso ao jogo, a equipa da Karazin University veio com tudo e ganhou o jogo por 9-0. Com este resultado, a turma ucraniana passou à fase seguinte no primeiro lugar do grupo.
No grupo E, a Ivane Javakhishvili Tbilisi State University partiu para a partida frente à University of Kiel como favorita. Sem conhecer ainda o sabor da vitória, os alemães queriam contrariar todas as expectativas e conquistar os primeiros pontos na prova. Os georgianos, que entraram na partida só com a vitória na mente, não facilitaram e asseguraram a vitória por 7-0. Apesar do segundo lugar do grupo, a equipa proveniente da Geórgia segue na competição, devido à pontuação alcançada.

A University of Jaén derroutou a University of Munster. Num jogo decisivo para a equipa espanhola, a sua entrada não poderia ter sido melhor ao abrirem o marcador logo cedo no encontro. A turma de Espanha não descansou, antes de intervalo, fez o 0-2. No regresso dos balneários, a equipa alemã tentou inverter o resultado ao fazer o 1-2, mas a University of Jaén fechou o resultado ao fazer mais três golos: 1-5. Com este resultado, a turma de Jaén passou à próxima fase no primeiro lugar.

A University of Camerino enfrentou a Saint Petersburg ITMO University, num jogo em que as duas equipas pretendiam conquistar o primeiro lugar do grupo B. O equilíbrio foi constante durante toda a partida. Contudo, a eficácia do conjunto russo foi notória ainda antes do descanso. Com o predomínio da posse de bola, os russos fuzilaram a baliza italiana, chegando ao intervalo a vencer por 3-0. Nos últimos 20 minutos, a formação russa manteve o ritmo imposto, não dando qualquer hipótese aos italianos. A Saint Petersburg ITMO University terminou a partida com um triunfo por 9-3, terminando com todas as esperanças da University of Camerino.

Fonte: Redação

Arquivo de 2019