Camp.
Desporto, 12.07.2019 às 15:40
Europeu Universitário de Futsal quer deixar legado de Sustentabilidade
Sob o lema “Playing for the Planet!” a estratégia será centrada no desenvolvimento sustentável e na promoção da responsabilidade social junto dos participantes e das delegações envolvidas.

O Campeonato Europeu Universitário de Futsal Braga 2019 será marcado pela realização de várias iniciativas que vão ao encontro aos “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030” preconizados pela Organização das Nações Unidas.

O Comité Organizador delineou um plano de ação, sob o lema “Playing for the Planet!”, cujos objetivos passam por mitigar o impacto ambiental associado à organização deste evento, fomentar o uso eficiente de recursos e a economia circular, combater as alterações climáticas e estimular a responsabilidade social e o bem-estar de todos os atletas e equipas técnicas.

“Acreditamos que este é um projeto inovador e disruptivo e que os efeitos daqui resultantes poderão assumir um carácter multiplicador para eventos futuros. Estando inseridos num contexto universitário, acreditamos que este tipo de iniciativas assume uma responsabilidade ainda mais acrescida. Cada um de nós tem que fazer a sua parte na proteção e preservação do planeta”, afirma Diogo Arezes, membro do Comité Organizador responsável pela elaboração do plano.

Instalação de sistemas inteligentes de gestão de energia e água, colocação de ecopontos em todas as instalações afetas ao Europeu, desmaterialização de processos administrativos e eliminação do consumo de plástico descartável, nomeadamente das garrafas de água, aposta em refeições com reduzida pegada carbónica, envolvimento da comunidade académica e da região envolvente e monitorização das emissões de gases com efeito de estufa são algumas das iniciativas que serão levadas a cabo durante a competição.

Carlos Videira, responsável do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social, destaca a preocupação crescente da Universidade do Minho com a agenda de sustentabilidade no âmbito da organização de grandes eventos desportivos. “O nosso compromisso passa por plantar o número de árvores equivalentes às emissões produzidas durante as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e durante o Campeonato Europeu Universitário de Futsal no último trimestre do ano, de forma a que a pegada carbónica destes eventos seja virtualmente nula”, conclui.

O Campeonato decorre entre os dias 15 e 23 de julho, com a participação de 28 equipas provenientes de 15 países europeus e terá como palcos o Complexo Desportivo da Universidade do Minho, o Altice Fórum Braga e o Pavilhão Municipal de Lamaçães.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019