5ba0ce4fb25e6baf97c680536d74046a_XL
Desporto, 22.07.2019 às 10:22
Equipas da UMinho fora da corrida ao título no EUC Futsal 2019
As derrotas de ontem das duas equipas da UMinho a participar no Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019 deixaram as duas formações "fora" da corrida ao título. A equipa feminina jogava o acesso às meias-finais, enquanto a masculina tinha por missão conseguir a passagem à final.

O conjunto feminino foi o primeiro a entrar em prova. A equipa de Luís Silva entrou da melhor maneira na partida, concretizando três golos sem resposta das croatas. Com uma diferença confortável, as minhotas começaram a sonhar com as meias-finais. Telma Pereira, Márcia Ferreira e Elsa Ferreira foram as marcadoras dos golos das minhotas. No entanto, a Universidade de Zagreb não desistiu do encontro e deu a volta ao resultado ainda antes do intervalo. As duas equipas recolheram aos balneários com o placard a registar o resultado de 4-3 a favor da equipa da Croácia.

Nos últimos 20 minutos, a UMinho utilizou as armas todas para recuperar a vantagem. A controlar a posse de bola, a formação minhota não foi suficientemente eficaz para a colocar dentro dos postes. A equipa feminina deitou a tolha ao chão quando já perto do final da partida, a Universidade de Zagreb aumentou a vantagem, o que ditou o resultado de 5-4 desfavorável ao conjunto do Minho.

Ao fim da tarde, a equipa masculina defrontou a Universidade Nacional de Karazin Kharkiv para tentar alcançar um lugar na grande final. Os pupilos de Anselmo Calais começaram a partida da melhor maneira, abrindo a contagem por intermédio de Alexandre Ribeiro. Após o remate falhado frente ao guarda-redes ucraniano, o capitão minhoto aproveitou a recarga e pôs a equipa no comando do encontro. Ainda assim, os ucranianos continuaram na sombra dos anfitriões e não tardaram a igualar a partida.

A equipa da casa não tirou o pé no acelerador e assumiu novamente a dianteira do marcador. João Rodrigo recebeu bem e rodou para o segundo golo dos minhotos. Não satisfeita, a equipa da Ucrânia não baixou os braços e voltou a empatar o encontro a poucos minutos do intervalo. Na segunda metade do jogo, a UMinho entrou a pensar no golo. Contudo, algumas distrações defensivas levaram a Universidade Nacional de Karazin Kharkiv a controlar o marcador pela primeira vez na partida.

Os minutos começaram a passar cada vez mais rápido e a UMinho corria contra o tempo e contra o resultado. Com o objetivo de chegar à igualdade, Anselmo Calais lançou João Abreu para o lugar de guarda-redes avançado. A superioridade numérica não foi o suficiente para os minhotos mexerem as redes da baliza da Ucrânia. Os minhotos ainda tentaram levar a partida para as grandes penalidades, mas o guardião ucraniano parou todas as investidas da equipa da casa. O jogo terminou com o marcador a assinalar o resultado de 3-2.

Com este resultado, a equipa masculina perde a oportunidade de estar presente na grande final e vai disputar o terceiro e quarto lugar da competição. O jogo decorre na próxima amanhã, às 14h30, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho, frente à Universidade de Jaén.

Já a equipa feminina regressa hoje à competição, tendo pela frente a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. A luta pelo quinto lugar está marcada para as 18h, no Altice Fórum Braga.

Fonte: Redação

Arquivo de 2019