Praça da República - Braga
Desporto, 16.07.2019 às 12:19
Cerimónia de Abertura do Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019
É já hoje, dia 16 de julho, a abertura oficial do Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019, que decorrerá em Braga até ao próximo dia 23 de julho. O clima de festa irá tomar conta do centro da cidade dos arcebispos.

Está previsto que as delegações se comecem a juntar por volta das 18 horas junto ao Arco da Porta Nova para o desfile que será liderado pelos Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Chegados à Praça da República, a Cerimónia de Abertura será marcada pelos discursos oficiais, o juramento dos atletas e dos árbitros, bem como pela atuação dos Molinhas – Clube de Rope Skipping das Taipas e de Renato Valença (Futebol Freestyle Portugal).

Nuno Reis, Presidente da Associação Académica e do Comité Organizador, será o primeiro a usar da palavra, seguido de Daniel Monteiro, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário. Depois será a vez de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, subir ao palco para dar as boas vindas as todos os participantes. Segue-se Hovhannes Gabrielyan em representação da European University Sports Association, que convidará o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, para declarar o início da competição e dirigir-se a todos os presentes.

O evento desportivo internacional reunirá os melhores universitários de futsal da Europa, contando com a participação de 28 equipas (17 masculinas e 11 femininas) provenientes de 12 países europeus (Croácia, França, Alemanha, Noruega, Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Geórgia, Israel, Itália e Polónia) e terá como palcos o Complexo Desportivo da Universidade do Minho, o Altice Fórum Braga e o Pavilhão Municipal de Lamaçães.

O evento envolverá cerca de 450 participantes, 30 árbitros, 150 voluntários, 50 membros do staff, 25 pessoas no apoio médico, 2 Embaixadores (Nilson Miguel e Telma Pereira), cerca de 750 pessoas acreditadas, mais de 550 pessoas alojadas, mais de 1500 refeições diárias e 6 medidas estratégicas de sustentabilidade.

Competição já arrancou

Após a realização do sorteio masculino, que decorreu ontem ao final da tarde, a competição já arrancou esta terça-feira pelas 10h00 no Complexo Desportivo da UMinho e no Pavilhão Municipal de Lamaçães. Já a competição feminina terá o seu início amanhã, dia 17.

Com a fasquia bastante elevada, a UMinho tem tudo preparado para que este campeonato seja, mais uma vez, um sucesso e para que a marca de qualidade organizativa da Academia Minhota saia reforçada. Para isso conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Federação Académica de Desporto Universitário e da Câmara Municipal de Braga como principais parceiros.

Este é o terceiro campeonato universitário de futsal organizado pela UMinho, sendo o primeiro europeu, depois dos mundiais de 1998 e 2012. A Universidade do Minho, como anfitriã do evento estará a competir na vertente masculina e feminina. As outras universidades portuguesas em competição são a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria no masculino e a Universidade do Porto e a Universidade de Évora no feminino.

Os jogos têm entrada livre para todos os que quiserem assistir.

Informações sobre o Campeonato em: https://futsal2019.eusa.eu/; https://www.facebook.com/eusafutsal.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2019