cnus2019 (2)
Desporto, 10.04.2019 às 08:43
Guimarães pronta para receber os Campeonatos Nacionais Universitários 2019
As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) estão de volta ao Minho e à cidade de Guimarães. A Universidade do Minho (UMinho) volta a ser pela sétima vez na sua história o palco maior do desporto nacional universitário, ao organizar entre os dias 28 de abril e 10 de maio as Fases Finais concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s 2019).

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Universidade do Minho (UM), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Guimarães deram hoje o pontapé de saída para a competição, com os sorteios das sete modalidades envolvidas, que contou com apresentação de Daniel Vieira da Silva.

Foram sorteadas as modalidades de: Rugby 7’s (m/f), Basquetebol (m/f), Hóquei em Patins masculino, Andebol (m/f), Futebol masculino, Futsal (m/f) e Voleibol (m/f), decidindo as partidas da fase de grupos.

O presidente da AAUM e do Comité Organizador dos CNU’s 2019, Nuno Reis, abriu o sorteio afirmando que da parte da organização “estamos certos de que vamos ter aqui uma competição muito positiva para todos os envolvidos”, acrescentando ter a certeza  de que “a qualidade competitiva das Fases Finais ficará ainda mais elevada com esta organização”.

São esperados para estas competições cerca de 2000 estudantes-atletas, cerca de 350 oficiais, 165 árbitros e 250 pessoas na organização. Transmitindo o dirigente que “estamos muito motivados por tornar esta experiência de duas semanas memorável do ponto de vista desportivo, social, e do ambiente que será vivido”, assegurando ainda que “queremos elevar cada vez mais o nível da competição e da organização, queremos promover desporto universitário de qualidade”, disse.

Os CNU’s 2019 vão arrancar a 28 de abril com a Corrida Guimarães, cidade universitária, uma corrida aberta não só aos participantes nestas Fases Finais, mas uma corrida aberta à comunidade, aberta à cidade.

Para Daniel Monteiro, presidente da FADU, o objetivo destes CNU’s, para os quais tem “grandes expectativas”, é “proporcionar as melhores condições aos atletas e a todas as equipas que aqui vão competir”. Revelando alguns desejos para a competição, afirmou que “é sempre um gosto regressar a Guimarães e tenho a certeza que a academia minhota, a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Guimarães vão dar uma excelente resposta”, agradecendo ainda aos embaixadores o exemplo que deixam a quem está em competição.

Presentes estiveram alguns dos embaixadores das modalidades a competição nos próximos CNU, entre eles, Tiago Almendra (Futebol 11), Eduardo Coelho e Elsa Lima (Basquetebol), Isabel Cardoso (Andebol), Filomena Costa (Atletismo de Estrada) e José Soares (Hóquei em Patins). Durante as suas intervenções recordaram alguns dos momentos que vivenciaram enquanto estudantes atletas e deixaram o conselho da praxe: ‘aproveitam os tempos de estudante!’.

Todos os responsáveis desejaram boa sorte aos participantes, deixando o desejo de que esta seja uma jornada de desporto e festa.

Os vencedores destas competições garantem lugar nos campeonatos europeus universitários.

Todos os grupos sorteados

AEUE

AEFCL
IPBeja