Visita_Futsal
Desporto, 06.12.2018 às 11:35
Europeu Universitário de Futsal: EUSA faz visita de inspeção
A Universidade do Minho vai organizar durante o próximo mês de julho o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, competição essa que vai ter como palco (entre outros) o Altice Forum Braga. Este fim-de-semana, a European University Sports Association (EUSA), através do seu delegado técnico, Tomasz Aftanski, realizou a primeira visita de inspeção às infraestruturas e procedeu a uma avaliação do trabalho realizado até ao momento pelo Comité Organizador do evento.

Após organizar os Campeonatos Mundiais Universitários de Futsal em 1998 e 2012, a Universidade do Minho vai organizar o Europeu Universitário em 2019. Com a popularidade do Futsal em crescendo – em Portugal e além-fronteiras –, esta é a prova do calendário da EUSA que conta regularmente com mais equipas inscritas.

“Vamos ter 24 vagas para o masculino e 16 para o feminino”, comentou Pedro Almeida, frisando que esta prova vai trazer à cidade “entre 700 a 800 atletas, treinadores e dirigentes, oriundos de toda a europa”.

Os membros do Comité Organizador (CO), Nuno Reis (Presidente da AAUM), António Paisana (Administrador dos SASUM), Francisco Duarte (Vice-Presidente da FADU), Pedro Almeida (Secretário Geral do CO) e Carlos Videira (Diretor do DDC dos SASUM), acompanharam Tomasz Aftanski num circuito de visitas que teve inicio na Residência Universitária Lloyd Braga e no Complexo Residencial de Santa Tecla.

Após uma passagem pelo Pavilhão de Lamaçães, a comitiva seguiu para o Altice Forum Braga, onde o Presidente da Autarquia, Ricardo Rio, os esperava. O edil bracarense fez questão de reafirmar o apoio incondicional por parte da Câmara à organização desta prova.

De seguida, a visita passou pelo centro da cidade (onde se irá realizar a cerimónia de abertura), pelo Hospital de Braga e pelo Campus de Gualtar da Universidade do Minho.

Da parte da tarde, e já no Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar, o palco da final, a comitiva assistiu ao jogo de Futsal entre o SC Braga/AAUM e o CR Quinta dos Lobos, partida onde esteve presente o Diretor da Federação Portuguesa de Futsal, Pedro Dias.

A visita ficou concluída com uma reunião entre o Comité Organizador e o Delegado Técnico da EUSA, onde foram discutidos diversos tópicos da agenda organizacional e operacional do evento.

Recordamos que a AAUM é a atual Vice-Campeã Europeia Universitária e que este Europeu Universitário é o sexto a ser organizado pela Universidade do Minho.

Texto: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2018