UMDicas_NG_Galaico2018 (428)
Desporto, 26.11.2018 às 17:33
UMinho vence a 32ª edição dos Jogos Galaico Durienses!
Após dois dias de intensa, mas saudável competição, os minhotos e as minhotas conquistaram o 1º lugar coletivo (2º lugar na Natação, 2º lugar no Futsal e 3º lugar no Basquetebol 3x3) nesta 32ª edição dos Jogos Galaico Durienses! Em 2º lugar classificou-se a Universidade do Porto e em terceiro ficou a Universidade de Vigo.

Os Jogos Galaico Durienses, que já vão na sua 32ª edição, voltaram a celebrar a união de duas culturas através do desporto. Uma saudável competição entre universidades do norte de Portugal (Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e da vizinha Galiza (Universidade da Corunha, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de Vigo).

Segundo Fernando Parente, Diretor do Departamento de Desporto e Cultural (DDC) dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), estes jogos são “a atividade mais antiga que une as três universidades da Galiza e do norte de Portugal, é um projeto euro-regional de desporto universitário, dos mais antigos também a nível mundial, uma forma interessante de, através do desporto, aproximar pessoas e celebrar a cultura de uma região”.

Este ano coube à academia minhota a responsabilidade de organizar os Galaico e manter a “chama da união” acesa.

Com a competição dividida em três modalidades, Basquetebol 3x3, Futsal e Natação, no primeiro dia houve já quem tivesse ficado com a classificação definida. Foi o caso da Natação. Em primeiro lugar ficou a equipa de Vigo, logo seguida a UMinho e a fechar o pódio ficou Santiago.

De tarde, houve ainda tempo para uma prova de orientação no centro da cidade de Braga, prova essa que teve apenas um cariz lúdico e de recreação.

No segundo dia, Basquetebol 3x3 e Futsal decidiram os vencedores. No Basquetebol, a Universidade do Porto foi a grande vencedora, tendo a Universidade da Corunha ficado em segundo e a UMinho em terceiro.

No Futsal, naquela que foi provavelmente a partida mais equilibrada e disputada de toda a competição, UMinho e UPorto discutiram entre si quem iria subir ao degrau mais alto do pódio. Com os minhotos a empatarem (1-1) nos últimos segundos, foi necessário recorrer à marca das grandes penalidades. Aí, a sorte haveria de sorrir aos da Invicta.

A classificação final ditou, no entanto, que o troféu de melhor universidade ficasse no Minho! Com a Natação da UPorto a ficar apenas em 6º lugar, os dois segundos lugares do Futsal e Natação, em conjunto com o terceiro do Basquetebol 3x3, ditaram que a grande vencedora fosse a Universidade do Minho!

A próxima edição dos Galaico vai realizar-se em Espanha, sendo que a Universidade de Santiago de Compostela será a organizadora.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2018