fadu_gala
Desporto, 10.10.2018 às 10:35
AAUMinho com três nomeações para a Gala do Desporto da FADU
Estão abertas as votações para os melhores do ano do Desporto Universitário. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) está na corrida aos prémios de “Melhor do Ano” da XI Gala do Desporto Universitário com três nomeações, todas elas na modalidade de Futsal Masculino.

O sucesso da equipa de Futsal Masculino que se sagrou Campeã Nacional Universitária nas Fases Finais em Aveiro e Vice-Campeã Europeia nos Jogos Europeus Universitários realizados em Coimbra foi recompensado com as nomeações de Alexandro Ribeiro, estudante do Mestrado em Química Têxtil, na categoria de Atleta Masculino do Ano e de Anselmo Calais na categoria de Treinador do Ano. A equipa de Futsal Masculino foi ainda nomeada na categoria de Equipa do Ano.

Nuno Reis, presidente da AAUMinho, recebeu a notícia das três nomeações “com muita felicidade, certo de que recolhem o devido mérito”, salientando que “são três nomeações para a mesma modalidade, o que representa um esforço coletivo de todos os atletas, técnicos e dirigentes que formaram esta grande equipa”.

Organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), a XI Gala do Desporto Universitário decorrerá no próximo dia 16 de outubro, no Teatro Tivoli BBVA, pelas 18h30, numa cerimónia aberta ao público e de entrada gratuita.

Para Fernando Parente, Diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, os nomeados da Academia Minhota surgem como “naturais face ao desempenho do Futsal Masculino nos Jogos Europeus Universitários de Coimbra”.
De acordo com Fernando Parente, a UMinho poderá trazer para “casa” os três prémios para que está nomeada. “A equipa, o treinador e o atleta nomeados poderão sair vencedores se considerarmos o nível competitivo do torneio em questão. Este foi provavelmente o resultado internacional de maior expressão de equipas e atletas nacionais no panorama universitário”, afirmou.

Com as votações a decorrerem na página de Facebook da FADU Portugal até às 17h00 do dia 12 de outubro, a AAUMinho só não está nomeada na categoria de Atleta Feminino do Ano. Os vencedores serão apurados através da votação dos clubes, da votação de um júri constituído por personalidades de relevo do Desporto Universitário português e, claro, através dos likes dos seguidores da FADU no Facebook.

Nuno Reis deixa o pedido para que toda a comunidade académica da UMinho e todos os que apoiam o desporto universitário da Academia Minhota façam um like nas fotos dos nomeados, referindo que “a equipa de Futsal Masculino da AAUMinho, num ano em que sofreu uma grande reestruturação de elementos, apresentou-se na sua melhor capacidade e qualidade, conquistando uma medalha de prata, com sabor a ouro”. O dirigente associativo realçou ainda que no próximo ano a UMinho joga em casa o Campeonato Europeu Universitário de Futsal em Braga.

“Ajudem-nos a elevar o nome da AAUMinho e do desporto universitário da nossa Academia!”, apelou o Presidente da AAUMinho.

Texto: Ana Coimbra

Arquivo de 2018