Seleção Coreana
Desporto, 26.07.2018 às 09:30
Mundial de Ciclismo Universitário recebe 19 países dos cinco continentes
É já para a semana que arranca o Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018, que decorrerá de 31 de julho a 4 de agosto. As seleções já começaram a chegar a Braga, sendo a República da Coreia a primeira participante a pôr o “pé” em terras lusas. A competição reunirá os melhores universitários do mundo de ciclismo.

Austrália, Bélgica, Bósnia Herzegovina, República Popular da China, Costa Rica, Chipre, República Checa, Estónia, Alemanha, Irlanda, Japão, Marrocos, Holanda Polónia, Portugal, República da Coreia, Eslováquia, África do Sul e Suíça, são as dezanove seleções que marcarão presença neste mundial universitário, que conta com 202 participações nas quatro provas (Contrarrelógio, Cross Country, Downhill e Estrada).

Esta que é a oitava edição do Campeonato, une pela primeira vez numa organização conjunta, as cidades de Braga, Guimarães e Fafe. A primeira edição data de 1978, a qual decorreu em Antuérpia (Bélgica).  A segunda edição decorreu em 1986 em Moscovo (Rússia), a terceira em 1990 em Palma de Maiorca (Espanha), a quarta em 2006 em Antuérpia (Bélgica), a quinta foi em 2008 em Nimega (Holanda), a sexta teve lugar em 2014, na cidade de Jelenia Góra (Polónia), a sétima decorreu em 2016 em Tagaytay (Filipinas).

Braga acolherá, além das cerimónias de abertura (dia 30 de julho) e de encerramento (dia 4 de agosto), as provas de contrarrelógio individual (31 de julho) e o início e final das corridas de fundo (4 de agosto), cujos percursos (masculino e feminino) incluem passagens por Guimarães e Póvoa de Lanhoso.

O Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Santa Maria) será o local de realização das provas de BTT Cross Country Olímpico (1 de agosto) enquanto Fafe recebe a competição de Down Hill (3 de agosto) que será disputada em Armil, na renovada pista do Monte de São Salvador que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais. 

Texto: Comunicação CMUCiclismo  

Arquivo de 2018