default-header-news
Desporto, 23.05.2005
Dever cumprido
Guarda
CNU de Badminton, Ténis de Mesa e Ténis Nos desportos de raquete, a Fase Final dos CNUs na Guarda acabou por ser proveitosa para os nossos atletas.
A primeira competição a realizar-se, o Badminton, contou com a presença de 3 atletas a representar as cores da nossa Academia. Com as atletas Carla Guimarães e Carla Portela (2 vezes campeã nacional universitária) na pole-position para a conquista do ouro na variante feminina, Rui Silva na variante masculina apresentava-se como um dos candidatos às medalhas.
Após uma primeira fase de grupos em que se desenvencilharam facilmente dos seus opositores, era chegada a hora da verdade. Agrupados já em poules em que todos iriam jogar contra todos para decidir quem seriam os novos campeões, começa assim o segundo dia da competição.
No feminino, houve um empate pontual entre as 3 primeiras atletas, tendo que se recorrer à diferença do número de sets conquistados e perdidos. Por apenas um set de diferença o ouro fugiu à AAUM, tendo que se contentar com a prata (Carla Guimarães) e com o bronze (Carla Portela).
No masculino, Rui Silva apesar do seu bom desempenho acabaria por se quedar por um quarto lugar, não tendo conseguido disputar o jogo que lhe poderia ter garantido o bronze, devido ao agravar de uma lesão antiga.
No ténis de mesa, e só com representantes na vertente masculina, o desempenho dos nossos dois atletas foi exemplar. Luís Henriques que após uma recuperação fantástica nas meias-finais, acabaria por conquistar a prata numa final disputada até ao limite e em que era impossível pedir mais ao nosso atleta.
Por sua vez, Duarte Fernandes, teve pouca sorte pois nos quartos de final da competição cruzou-se com o atleta que se viria a sagrar campeão (Tiago Viegas - AEIST). Apesar de ter perdido, este vendeu cara a derrota, tendo sido necessária a disputa da "negra" (partida de desempate). Como podemos ver, se esta partida tivesse ocorrido nas meias-finais, estaríamos agora também com uma medalha de bronze.
No ténis, com atleta em cada vertente, Ana Castro no feminino e Elias Bene no masculino, a sorte não foi tão auspiciosa para a AAUM. Com jogos a eliminar, à semelhança do ténis de mesa, os nossos atletas não conseguiram levar a melhor sobre os seus adversários, acabando por cair logo na ronda inaugural.
Com 3 medalhas conquistadas nas modalidades de raquete, os atletas da AAUM estiveram em bom nível, contribuindo deste modo para que a nossa Academia volte ao primeiro lugar do ranking da FADU.
Nuno Gonçalves
Arquivo de 2005