default-header-news
Desporto, 23.05.2005
Desporto trás Alunos das Secundárias à UM
Complexo Desportivo da UM
A Universidade do Minho realizou no passado dia 28 de Abril, em cooperação com o CAE de Braga - Desporto Escolar, o 3º Torneio Aberto, envolvendo as modalidades de Futsal e Voleibol Feminino e Badminton Masculino e Feminino.
A actividade decorreu no Complexo Desportivo da UM, com participação aberta a todas as escolas Secundárias do Distrito de Braga. Estiveram em prova 15 escolas, as quais perfizeram um total de 9 equipas na modalidade de Futsal (Feminino), 10 no Voleibol (Feminino) e 22 de Badminton Masculino e 14 do Feminino.
As entidades promotoras da iniciativa, procuraram com isto, não só dar a conhecer a UM a alunos que estão prestes a terminar o secundário, como mostrar a esses o que podem encontrar a nível do desporto no ensino superior, assim como também promover o desporto escolar, retirando os alunos das secundárias e colocando-os em competição com outras escolas. Como nos diz a professora Anabela Amorim  ''os alunos ficam sempre muito animados com estas iniciativas, é sempre um incentivo para eles poderem competir e claro vir à UM''.
Foi um dia de grande animação em redor do desporto, para além da alegria e vontade que todos demonstravam em disputar as suas modalidades, como nos disse a Sara, aluna da escola secundária Caldas de Vizela, ''o mais importante é mesmo a convivência e divertirmo-nos com o desporto''.
Esta competição foi organizada por grupos, e em várias fases, passando às fases seguintes o primeiro de cada grupo, como também repescados alguns segundos lugares.  
Depois de uma competição animada, em que todos deram o seu melhor, parecendo algumas partidas que estavam a jogar para uma competição ao mais alto nível, onde ninguém queria perder, as classificações terminaram da seguinte forma: no Futsal Feminino saiu vencedora a escola Alberto Sampaio, classificando-se em 2º Carlos Amarante e 3º D.Maria II. No Voleibol Feminino o 1º ligar foi também arrecadado pela Alberto Sampaio que veio para este torneio muito bem preparada, o 2º lugar foi também para a Carlos Amarante e 3º para a Secundária de  Amares. No Badminton Feminino, a atleta vencedora foi Lise  Brosserom da D.Maria II, o 2º lugar foi entregue a Marta Lemos da Secundária Alberto Sampaio e 3º foi para Carla Silva da D.Maria II. No Badminton Masculino o 1º classificado foi Hugo Ferreira da D.Maria II, o 2º foi Manuel João Carvalho da D.Maria II e 3º  foi Xavier Alves da Sec. da Póvoa Lanhoso.
Na opinião de muitos dos participantes, estas iniciativas deveriam ser accionadas mais vezes, pois é sempre um incentivo para os praticantes poderem competir, além de poderem conhecer pessoas novas e é sempre muito estimulante para os alunos das secundárias virem à universidade, e para muitos dos ainda indecisos, uma forma de decidirem a sua candidatura ao ensino superior.
Ana Marques
Arquivo de 2005