default-header-news
Desporto, 24.05.2005
CNU de Voleibol - Missão cumprida... e bronze no feminino
Guarda
Equipas de Voleibol da AAUM (Masculina e Feminina) com aspirações diferentes nos CNU's da Guarda
Em mais uma Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários, e que este ano decorreu na cidade da Guarda durante os dias 2 a 12 de Maio, coube ao Voleibol inaugurar a competição no que diz respeito às modalidades colectivas. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) fez-se representar com uma equipa quer na vertente masculina, quer na feminina, embora ambas com aspirações diferentes.
Enquanto a equipa masculina apenas aspirava a melhorar o resultado da edição do ano anterior (6º lugar), a equipa feminina surgia claramente como uma das favoritas às medalhas.
Colocada no Grupo A, e tendo como adversárias as equipas da Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) e da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa), os nossos atletas procuraram alcançar uma vitória que lhes permitisse passar à fase seguinte.
No primeiro jogo, e frente à turma da AAULHT, o resultado final foi 2-0 (25-18; 25-22) favorável aos lisboetas, que não tremeram sob pressão.
Na segunda partida do dia, e decisiva, a AAUM enfrentaria os favoritos à vitória final: a AAUMa. Em dois sets sem história (25-17; 25-14), a equipa madeirense carimbou o seu passaporte para as meias-finais e os nossos atletas carimbaram o seu bilhete de regresso ao Minho. Apesar de deste grupo terem saído os Campeões (AAUMa) e Vice-Campeões (AAULHT), ficou-se com a sensação que os nossos atletas frente à AAULHT poderiam ter feito mais.
Na vertente feminina, e fazendo jus ao seu favoritismo à vitória na fase de grupos, as nossas ''Gatas'' venceram ambos os jogos disputados. No primeiro, e frente à sempre incómoda, mas simpática, equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (AEISCTE) a vitória foi alcançada em 2 sets pelos parciais de 25-20 e 25-15. No segundo, contra uma desfalcada Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, a nossa equipa alcançou um calmo e sereno triunfo em dois sets (25-12; 25-14).
Com o 1º lugar do grupo garantido, restava-nos esperar para saber quem seriam as próximas adversárias. Estas haveriam de ser as campeãs em titulo, as atletas da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).
Num jogo que ficou marcado pela lesão da nossa distribuidora, as nossas Gatas deixaram escapar uma oportunidade de ouro de poder disputar a final. Apesar da derrota por 3-0 (25-22; 25-20; 25-20), ficámos com a impressão que com um pouco mais de sorte do nosso lado nos momentos decisivos, os ventos da vitória poderiam ter soprado para o nosso lado.
No jogo que decidiria quem iria subir ao último degrau do podium, a nossa equipa iria ter um ''dejá-vous'', enfrentando a equipa da AEISCTE, mas de ''dejá-vous'' esta partida acabaria por não ter nada. Entrando melhor e não acusando pressão, a equipa lisboeta adiantou-se no marcador ganhando os dois primeiros sets por 25-21 e 25-18. Fazendo quase relembrar a final do Europeu de Voleibol Universitário realizado na Universidade do Minho, a nossa equipa arranca para uma recuperação fantástica e que transformou esta partida na mais disputada e emotiva da competição. Vencendo os dois sets seguintes pelos parciais de 25-12 e 25-23, chega-se ao momento da verdade, ao quinto e derradeiro set.
Com a moral elevada e uma vontade guerreira de vencer, as nossas atletas saltaram, remataram e bloquearam quase sempre mais alto que as suas adversárias, conseguindo vencer por 15-12, e consequentemente trazendo o bronze para as nossas hostes.
Na final da competição, a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI) acabaria por triunfar por 3-0 frente a uma equipa da AEIST que nunca foi um adversário à altura das atletas da AEISMAI, que neste CNU apresentaram um voleibol muito atractivo a eficaz.
Nuno Gonçalves
Arquivo de 2005