default-header-news
Desporto, 14.05.2005
Campeonatos Nacionais Universitários 2005: Uma antevisão geral
Campus de Gualtar
Após um ano de 2004 marcado pela conquista de 12 medalhas de ouro, 13 de prata e 11 de bronze, chegamos mais uma vez à recta final do desporto universitário...
A Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´s), com legitimas aspirações à conquista do 1º lugar do ranking da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Com 6 equipas apuradas num máximo de 8 possíveis, e 8 atletas também apurados nas diferentes modalidades individuais, este ano na Guarda, a AAUM vai procurar demonstrar mais uma vez a força do seu colectivo.
Andebol
Apesar de só estarmos representados na variante masculina, os nossos atletas vão procurar alcançar mais um feito inédito no panorama do desporto universitário português e vão lutar pela conquista do hexa-campeonato.
Basquetebol
Demonstrando os frutos de um ano de muito trabalho e dedicação, as nossas atletas surgem este ano como uma das potenciais favoritas à conquista do tão almejado titulo (qualificaram-se como nº1 do ranking). No masculino, o azar continua a perseguir-nos e ficamos em 7º lugar no ranking de qualificação (a um da qualificação), pelo que não vamos estar presentes no respectivo CNU.
Futsal
Com um grupo misturando veterania e irreverência, a nossa equipa apresenta-se provavelmente como a grande candidata à vitória final. Depois de uma fase de grupos em que nos qualificámos em 1º lugar, surge a hora de verdade para um grupo de atletas que já merece há algum tempo o lugar mais alto do podium.
Na variante masculina, a nossa equipa qualificou-se para os play-off´s que ainda não tem data marcada (convém relembrar que o futsal masculino tem competição regular sob a forma de uma Liga Universitária, pelo que o modelo competitivo é diferente do dos CNU´s).
Voleibol
Na modalidade em que organizámos (AAUM/DDC dos SASUM) o melhor Campeonato Europeu Universitário de sempre, as nossas equipas, masculina e feminina têm aspirações diferentes. Enquanto que no masculino se espera uma melhor classificação que ano passado (6º lugar), no feminino surgimos claramente como candidatos à conquista das medalhas.
Badmington
Com 1 atleta nos masculinos com aspirações às medalhas e 2 atletas nos femininos, ambas com aspirações ao título, esta é provavelmente a modalidade individual da AAUM com mais argumentos para a conquista das medalhas.
Ténis-de-Mesa
Só com atletas apurados na vertente masculina, os nossos 3 competidores apresentam-se também com algumas aspirações à conquista das medalhas.
Ténis
Com apenas um atleta qualificado, o nosso resistente Elias Bene, vamos esperar que este se encontre em boa forma física para que deste modo consiga trazer mais uma medalha para adicionar ao seu palmarés individual.
Xadrez
Há semelhança do ténis, também aqui encontramos outro resistente: Paulo Ferreira. Embora aqui seja mais complicado trazer uma medalha, é garantido que o nosso atleta vai fazer tudo ao seu alcance para se tornar no nosso Kasparov e trazer uma medalha.
A realizar fora da Fase Final na Guarda, temos os CNU´s de Atletismo, Natação, Voleibol de Praia e Hóquei Patins .
Com uma comitiva de 20 atletas, quer nos CNU´s de Atletismo quer nos de Natação , a AAUM surge em ambos como candidata à vitória final por equipas e com garantias dadas em edições anteriores, de trazer várias medalhas para as nossas hostes (ambos os CNU´s vão se realizar em Guimarães e vão ser organizados pela AAUM e FADU).
No Voleibol de Praia , com 2 duas masculinas apuradas e 1 feminina, e ainda sem data e local definidos, as nossas duplas têm algumas hipóteses de chegar às medalhas.
Finalmente, temos o Hóquei Patins , que à semelhança do Voleibol de Praia ainda não tem data nem local marcado para o seu CNU. Nesta modalidade, e conjuntamente com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) somos os favoritos à vitória final.
Depois desta pequena antevisão do que serão os CNU´s, só me resta desejar boa sorte a todos os nossos atletas e relembrar-lhes que mais importante que a vitória, é saber dignificar a camisola que envergam como sempre o fizeram até hoje. A todos vocês um bem-haja!
Nuno Gonçalves
Arquivo de 2005