Afonsina(5)
Cultura, 21.06.2022 às 10:20
Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas
Nos dias 1 e 2 de julho, a nobre cidade de Guimarães acolhe a primeira edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas organizado pela Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho.

O evento será marcado por uma diversidade ímpar, e proporcionará à comunidade vimaranense a possibilidade de conhecer e experienciar a cultura de dois países do continente americano, México e Porto Rico, através da manifestação cultural das suas tunas.

Está confirmada a presença no certame de duas tunas provenientes do continente americano: TunAmérica Universitaria de Puerto Rico e a Tuna Universitaria de Baja California (México), e ainda de Portugal a Tunobebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, a Tuna Veterana da Universidade Portucalense, e como promotora do evento, a Afonsina.

O evento desmarca-se do habitual festival de tunas na medida em que se destacam as diversas atividades de cariz pedagógico, onde se prioriza a partilha de saberes, culturas e tradições através de um programa abrangente, aberto a todo público que aprecia o universo das tunas:

  • Sexta-feira, dia 1 de Julho – 21h30 – Centro Histórico de Guimarães

Atuação das Tunas.

  • Sábado, dia 2 de Julho – 17h00 – Auditório da Sociedade Martins Sarmento

Jornadas Culturais: “A Tuna Académica em Guimarães e no Mundo”

Fruto da parceria entre a Afonsina, a Sociedade Musical de Guimarães e a TUDI – Tunos Decanos de Iberoamérica, têm como objectivo a promoção e mostra pública, do impacto da tuna académia em dois quadrantes:

  1. “A Tuna Académica em Guimarães” - Apresentação de estudo da Sociedade Musical de Guimarães, sobre a história e impacto da tuna em Guimarães.
  2. “Cordofones do Mundo e as Tunas" – Tertúlia com a presença de Arnaldo Laboy / Quatro Porto-Riquenho (Porto Rico), Cristian Sanchez / Vihuela e Guitarrón (México), Diogo Parente Coelho / Guitarra Portuguesa, Renaldo Marques / Cavaquinho e Braguesa e com a coordenação musical de Daniel Pereira Cristo .
  3. Atuação do Fadista Mário Lundum.

Todas as informações sobre este evento podem ser consultadas nas redes sociais da Tuna Afonsina.

Fonte: Afonsina

Arquivo de 2022