Organizado pela Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, no XIII Serenatas ao Berço estiveram presentes a Tesuna- Tuna Feminina da Escola Superior de Saúde do Porto, a TFIPCA- Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a TFAAUAv- Tuna Feminina da AAUAv, a Tuna Sadina- Tuna Feminina da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e extra-concurso, a Tun´ao Minho- Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho. Numa noite marcada pela chuva intensa, combinada com encantadoras harmonias, em melodias serenas, aqueceram os corações de amigos e familiares ou meros desconhecidos que a elas se juntaram.
Seguiu-se a noite de sábado, noite de espetáculo. Pelas 21 horas teve início uma deslumbrante performance tunal e um sentimento de nostalgia assolou o palco. A tuna da casa abriu o espetáculo com o momento que viria a dar início a uma inesquecível homenagem a um dos seus membros. Com a apresentação levada a cabo pelos Jogralhos, os intervalos entre as atuações foram dotados de um tom leve e cómico, graças ao humor lírico que lhes é característico. Excertos de vídeos de atuações das primeiras gerações da tuna, marcaram também estas pausas, tendo sido feito um recontar da história da Tun´Obebes. O ambiente aqueceu à medida que entravam as diversas tunas a concurso. Para além destas, contaram com a habitual presença da tuna vizinha, a Afonsina- Tuna de Engenharia da Universidade do Minho.
O momento mais esperado da noite, já quase depois das doze badaladas, foi quando as várias gerações da Tuna das Engenheiras tomaram o palco. Vestidas de tijolo e preto, num ambiente imerso em memórias, pelas fotografias que se encontravam na decoração, criaram mais um momento épico. Com o tema “Saudade” de Maro, deram início à sua prestação, com um toque extremamente sentimental, que não deixou o público indiferente. Com vista a enaltecer as magníficas memórias que as caracterizam, trouxeram a palco temas que a elas remetem, como o “Capas Negras”, no qual se revêm. De seguida, no momento da entrega dos prémios, a TFAAUAv destacou-se levando quatro prémios para casa, incluindo o desejado galardão de Melhor Tuna. Seguiu-se a TFIPCA, a Tuna Sadina e a Tesuna. Para terminar este grandioso festival, deu-se a celebração da noite, um convívio entre todas as tunas no Bar Académico de Guimarães.
Fonte: Tun’Obebes