0J9A3660
Cultura, 19.02.2021 às 20:47
3.ª Edição dos encontros da Comunidade de Leitores terminou com a análise do livro “Frente ao Contágio”
Esta foi a 16.ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento (RCdC), que voltará em março, com a 4.ª edição, sempre na terceira quarta-feira de cada mês das 17h30 às 19h00.

A sessão foi organizada pelos Serviços de Documentação e pela Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, integrada na programação do 47.º aniversário da Universidade do Minho, decorrido no passado dia 17 de fevereiro, a qual teve como dinamizador o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, que apresentou e analisou a obra "Frente ao contágio", de Paolo Giordano.

O livro é um ensaio reflexivo que relata os primeiros meses de pandemia em Itália, salientando o autor, sobretudo, o medo que se apoderou de todos à sua volta. Como refere numa das passagens, “é o primeiro novo vírus a manifestar-se tão velozmente à escala global”. A obra é composta por 27 fragmentos ou breves capítulos, que são também 27 reflexões do autor motivadas pela propagação da covid-19, conseguindo explicar com clareza, na condição de homem da ciência, algumas das questões técnicas mais importantes em torno do coronavírus e da pandemia.

Na sua apresentação, Rui Vieira de Castro expôs a obra em forma de roteiro de leitura, partilhou passagens e pensamentos próprios sobre a leitura que fez da mesma e envolveu os participantes numa caminhada pelas várias etapas do livro.

Na sessão estiveram presentes a Vice-Reitora da Cultura e Sociedade da Universidade do Minho, Dra. Manuela Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Dr. Vítor Paulo Pereira, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Boticas, Dra. Maria do Céu Fernandes, a Vereadora da Educação Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes.

No final da sessão, Rui Viera de Castro dedicou à Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento as seguintes palavras: “Conversar é muito interessante! Conversar com pessoas interessantes, é ainda mais interessante! Conversar com pessoas interessantes sobre textos interessantes, é sem dúvida muito mais interessante!”

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves