Biblioteca Geral da UMinho - campus de Gualtar, Braga
Cultura, 18.05.2020 às 10:28
Comunidade de Leitores regressa com obra de Aquilino Ribeiro
A Rede de Casas do Conhecimento (RCdC) da Universidade do Minho (UMinho) vai retomar esta quarta-feira, dia 20 de maio, às 17h30, o ciclo de sessões de leitura que integram a 2ª edição da Comunidade de Leitores da RCdC. A nona sessão, dinamizada pela Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, aborda o livro “A Casa Grande de Romarigães”, de Aquilino Ribeiro, e irá decorrer em ambiente online.

Maria de Fátima Silva Cabodeira, responsável pelo Arquivo Municipal de Paredes de Coura, irá dinamizar a sessão que contará com a participação de Aquilino Machado, neto de Aquilino Ribeiro e investigador associado do Grupo de Investigação Turismo, Património e Território da Universidade de Lisboa.

A sessão desta quarta-feira poderá ser acompanhada através da plataforma Zoom. Para garantir a participação e partilha dos dados de acesso à sessão é necessário o preenchimento e a submissão do formulário, disponível em: https://bit.ly/3dCHkQZ.

A Comunidade de Leitores pretende com a iniciativa promover a criação de lugares de reflexão e de partilha entre a comunidade académica e outras comunidades da sociedade civil. As sessões da Comunidade de Leitores da RCdC da UMinho já contou com sessões em torno de obras de Arlindo Oliveira, Carlos Fiolhais, Dulce Maria Cardoso, Ken Follet, Mário Cláudio, Miguel Torga, José Carlos Barros, entre outros. Regressa em formato online para voltar a contemplar obras literárias e não-literárias, nacionais e internacionais, no sentido de promover temáticas diversificadas e de interesse para diferentes públicos.

O ciclo encerrará a 18 de junho, na 10ª sessão que será dinamizada pela Casa do Conhecimento da UMinho, e abordará a obra “Como tornar-se doente mental” de José Luís Pio Abreu. Para além do autor, esta sessão terá como dinamizador Pedro Morgado, docente da Escola de Medicina da UMinho.

Esta iniciativa é organizada pela Casa do Conhecimento e pelos Serviços de Documentação da UMinho, em colaboração com as Casas do Conhecimento dos municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde, e tem como principais objetivos a promoção da literacia e da leitura ao longo da vida e a partilha de conhecimento, reflexões e inquietações a partir da experiência da leitura, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e informados. A RCdC é um projeto pioneiro da UMinho que tem por missão contribuir para aprofundar a ligação e articulação da UMinho com a sociedade e as comunidades, aproximando a instituição dos cidadãos, por via da cooperação protocolada com os municípios, e fomentando uma prática de trabalho em rede e em parceria.

Fonte: GCII

Arquivo de 2020