01
Cultura, 18.04.2019 às 15:15
Inaugurada exposição “25 anos de Gatuna”
No dia 13 de Abril foi inaugurada a exposição fotográfica ‘25 Anos de Gatuna’ na Torre Medieval do Museu Pio XII, uma iniciativa da Tuna Feminina da Universitária do Minho no âmbito das comemorações do seu 25.º aniversário.


A exposição encontra-se distribuída por cinco pisos da torre, sendo cada andar dedicado a uma temática como explicou a presidente da gatuna, Marina Mendes.

No piso 0, é possível conhecer melhor o traje e a fundação desta tuna universitária, que fez a sua estreia a 28 de Abril de 1993.

O piso 1 é totalmente dedicado ao TROVAS - Festival de Tunas Femininas, o “grande orgulho” da tuna, e que já conta com 23 edições.

No piso 2 são apresentados momentos da vida da Gatuna, com a descrição de “momentos felizes” concretamente das digressões, festivais e outas atividades. É também possível ver expostas lembranças trocadas com outros grupos, recordações e alguns do vários prémios ganhos em festivais ao longo destes 25 anos de existência.

No piso 3 encontram-se arquivos desta tuna como por exemplo gravações em VHS do Trovas, disquetes com cartazes e até negativos de fotografias.

Chegando ao piso 4, pode-se ver e ouvir o videoclipe da música original “Braguesa”, gravado em 2018, e o CD gravado pela tuna “Coisas Simples”.

No último piso estão patentes 25 fotografias a preto e branco, captadas pelos fotógrafos que têm acompanhado a Gatuna anos após ano: Queirós Fotógrafo, Nuno Gonçalves, Rui Marinho, Luís Leite e Instante Fotografia.

A inauguração da exposição contou com a presença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cónego José Paulo Abreu, Senhor Presidente da Câmara de Braga Doutor Ricardo Rio, Senhor Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor - Braga Doutor Ricardo Silva, representante dos SASUM Doutor Carlos Alberto Videira entre outras associações, amigos, familiares e colegas da Gatuna.

A presidente da Gatuna indica que “São 25 anos de histórias, de amizades e, acima de tudo, de um orgulho incomensurável de representar, não só a Universidade do Minho e a cidade de Braga mas, e principalmente, esta família que somos hoje, que atravessa gerações e, até, séculos. Queremos deixar para a história a nossa história, que se interliga com a história desta que é a nossa cidade.”

A exposição encontra-se disponível até ao final do mês, na torre Medieval do Museu Pio XII, de Terça a Domingo, das 9h30-12h30 e das 14h30 -18h00 e tem um custo de 2 euros por pessoa. No mês de Maio a exposição vai passar pelo Nova Arcada, seguindo-se pelas Bibliotecas da Universidade do Minho, em Braga e Guimarães, e vai ser itinerante até ao final do ano.

Marina Mendes refere que no dia 27 de Abril no Museu Pio XII, pelo final da tarde, vai decorrer um concerto intimista para assinalar o encerramento da celebração dos 25 anos da Gatuna.

Fotografia: Alberto Queirós

Arquivo de 2019