Gatuna Lira
Cultura, 02.04.2019 às 15:21
Gatuna conquista Melhor Tuna e Melhor Instrumental no V Lira
A Gatuna esteve presente este fim-de-semana em mais uma edição do Lira, festival de tunas femininas organizado pelas Líricas - Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa de Braga, tendo conquistado os prémios de Melhor Tuna e Melhor Instrumental!

As atividades deste V Lira tiveram inicio na tarde de sábado junto à Faculdade de Filosofia da Universidade Católica. Animando as ruas do centro de Braga com as suas músicas, a Gatuna seguiu para a Sé onde as tunas se reuniram para uma tarde bem passada, cheia de música e convívio que culminou num animado jantar!

O espetáculo teve início às 21h30, na aula magna da Faculdade de Filosofia. Marcaram presença a concurso no festival: a Tunobebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho e a Tuna Feminina de Enfermagem do Porto. Como tuna extra-concurso esteve presente a Estudantina de Braga.

A Gatuna abriu a noite de espetáculo com um dos seus originais e música de pandeireta "Estudante Minhoto". De seguida, tocaram "Naquela Mesa", música de solista, estreada no XXIII Trovas. "Maxixando", o instrumental que mais uma vez arrecadou o prémio de melhor instrumental foi quem se seguiu.

A quarta música tocada foi a que seria o segundo de três originais tocados naquela noite, "Saudade do Fado". Com o fim da atuação à vista, a Gatuna aqueceu a sala com os ritmos latinos da sua música "Color Esperanza". A terminar, o último original e música de pandeireta "Braguesa", cujo videoclip pode ser encontrado no YouTube. Esta atuação cheia de espirito e harmonia valeu à Gatuna o maior prémio da noite, Melhor Tuna.

A noite de festa terminou no Lustre, e foi marcado pela animação e convívio entre tunas.

Texto e Fotografia: Gatuna

Arquivo de 2019