fantasporto-2019-1
Cultura, 25.02.2019 às 09:16
UMinho com sete curtas-metragens no Fantasporto
Sete curtas-metragens de estudantes de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho foram selecionadas para o 38º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que inicia as competições esta sexta-feira. As películas da UMinho são exibidas a 1 de março, pelas 16h00, no Teatro Rivoli, e concorrem ao “Prémio Cinema Português – Melhor Escola de Cinema”.

Alguns trabalhos foram exibidos no "Curtas CC" e no “16º BragaCine”, onde o Instituto de Ciências Sociais da UMinho foi a “Melhor Escola de Cinema” pelo segundo ano consecutivo. As sete películas são "O Som dos Sineiros", de Vanessa Cortez e Isabella Masiero; "[Awaken]", de Cristiano Maciel, Diogo Bastos, Joana Soares e Rita Almeida; "Mergulho no Cávado", de Ana Maria Dinis, Filipa Castro Gomes, Inês Lopes e Mónica Sampaio; "Castigo da Idade", de Cátia Moura, Lara Varanda, Mariana Duarte, Sara Cunha e Vanda Elias; "Shinigami", de Diana Alves, Inês Paredes, Márcia Fernandes, Marta Fernandes e Susana Nevada; "Ruas", de Cristiano Maciel, Diogo Rodrigues e Francisco Sousa; e "Vítima das Circunstâncias", de Sofia Summavielle.

É a oitava vez que as “curtas” realizadas na licenciatura e no mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho chegam ao Fantasporto, um dos principais festivais do género a nível mundial. Os professores e realizadores Martin Dale e Pedro Flores acompanharam de perto os vários projetos. “Os estudantes estão bem preparados para o futuro e querem agora mostrar o seu potencial neste conceituado festival, onde se promove e premeia jovens talentos vindos de todo o país”, diz Martin Dale. Este docente também apresenta o seu filme "O Caminho de Santiago no Alto Minho", a 28 de fevereiro, às 16h30, sendo uma das 14 obras selecionadas para concorrer ao "Prémio Cinema Português - Melhor Filme".

Na categoria “Melhor Escola de Cinema” competem 43 filmes de nove academias: as universidades do Minho, Católica do Porto, da Beira Interior, da Madeira e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa, a Escola Superior Artística do Porto, a Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto e o Instituto Português de Fotografia. A categoria quer incentivar a melhoria da produção nacional e a acessibilidade dos estudantes de cinema e cineastas ao mundo profissional. O site oficial do festival é www.fantasporto.com.

Fonte: GCII

Arquivo de 2019