Gatuna_TFIST2018
Cultura, 06.11.2018 às 11:40
Gatuna vai em “Expedição” e conquista prémios de Melhor Instrumental e Melhor Tema.
A Gatuna participou ao mais alto nível este fim-de-semana na XIII edição do Expedição, festival de tunas femininas organizado pela TFIST – Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico. As minhotas encantaram com as suas melodias e trouxeram para casa os prémios de Melhor Instrumental e Melhor Tema.

O fim-de-semana não poderia ter iniciado de melhor forma: chegada a Lisboa e receção num caloroso jantar onde não faltou boa comida, animação e muita camaradagem.

No decorrer da tarde de sábado várias foram as atividades dinamizadas e associadas ao tema do festival pela tuna organizadora, tais como “Mimica sortuda ou azarada”, “Jogo da malha com ferradura”, “Aposta sortuda ou azarada” e “Gincana”.

O espetáculo teve início às 21h00, na Aula Magna, numa noite de cantar e encantar. Marcaram presença a concurso no festival: A FEMININA - Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, inSpiritus Tuna - Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz e a TUNAF - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto. Como tuna extraconcurso, e padrinhos da tuna organizadora, esteve a TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, que deixou o público ao rubro.

Perante um público expectante a Gatuna foi a segunda tuna a atuar iniciando o seu espetáculo com uma música à capela adaptada ao tema do festival e que fez a Gatuna arrecadar o prémio de melhor tema, seguida da música ”Gente Humilde”. O próximo tema foi o seu instrumental, “Maxixando”, que arrecadou o prémio de Melhor Instrumental. A atuação prosseguiu com os temas “Naquela Mesa” e “Color Esperanza”, tendo terminando com o original e música de pandeireta “Braguesa”.

Por entre palmas, e ainda ao som do seu original Braguesa, a Gatuna despediu-se daquele publico tão caloroso, preparando-se nos bastidores para a última etapa deste memorável XIII Expedição: a festa de encerramento!

Texto e Fotografia: Gatuna

Arquivo de 2018