GFUM_videomapping
Cultura, 12.06.2018 às 10:47
Comemoração dos 25 anos do Grupo Folclórico da Universidade do Minho
Braga
Já no próximo fim-de-semana, o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) celebra este ano de comemorações com duas iniciativas integradas na programação oficial das festas de São João de Braga.

No sábado, dia 16 de junho, será inaugurada a exposição ‘É Romaria’ no Museu Pio XII, que ficará patente de terça a domingo (9h30min-12h e 14h30min-18h) até dia 24. Esta exposição retrata a temática das festas de São João na cidade de Braga, procurando recriar o ambiente de romaria e de festa e a sua envolvência.

Já no domingo, dia 17 de junho, pelas 21h45min, o Largo do Paço será palco de um espetáculo de vídeo mapping intitulado ‘Braga é tradição’ no qual se procura aliar a tradição e etnografia à contemporaneidade. A fachada do Largo do Paço ficará repleta de imagens criadas pelo artista João Martinho Moura, que retratam quer o GFUM, quer o Largo do Paço e a Universidade do Minho, num espetáculo que contará com algumas atuações surpresa. Este evento é patrocinado pela Universidade do Minho, tendo o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Associação de Festas do São João de Braga, para além dos habituais patrocinadores, como o Bragaparque (patrocinador oficial dos 25 anos).

Por fim, no dia 22, dia de aniversário, pelas 21h, decorrerá no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho a sessão solene de comemoração dos 25 anos, contando com a presença das entidades e parceiros que ao longo dos anos têm apoiado as atividades do grupo.

As comemorações do Grupo Folclórico da Universidade do Minho continuam no mês de julho, no âmbito do Festival Internacional de Folclore de Braga, fazendo parte da organização deste evento.

Fonte: GFUM

Arquivo de 2018