Grupo Folclórico da UM - Itália
Cultura, 07.05.2018
Grupo Folclórico da Universidade do Minho em digressão por Itália.
Itália
No passado dia 8 de abril, o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) viajou até à região Sul da Itália, onde permaneceu uma semana, para um intercâmbio cultural levando as tradições da região do Baixo Minho a estes locais.

Nápoles, Matera e Potenza foram as três cidades por onde passou esta digressão do GFUM. Os minhotos, que foram recebidos pelas autarquias locais, atuaram e estiveram em contacto com várias associações numa formação sob o tema "Tradição e Natureza". Despertando as atenções para as práticas ambientalistas, este intercâmbio possibilitou um conjunto de iniciativas nas quais se conjugaram esforços e se definiram estratégias para um trabalho sustentável sobre o tema que os acompanhou ao longo desta semana.

O destaque desta passagem pelo Sul de Itália vai para a receção oficial em Matera, cidade escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2019. Em Matera, o grupo conheceu alguns dos projetos a implementar na cidade durante esse importante evento, tendo apresentado diversos aspetos culturais da cidade de Braga e das tradições do Baixo Minho.

A comemorar os seus 25 anos, o Grupo Folclórico da Universidade do Minho tem vindo a realizar 25 momentos de comemoração. Assim, prepara as comemorações do Dia Nacional do Folclore Português, bem como a sua participação nas Festas de São João de Braga, onde vai realizar um espetáculo em parceria com a Universidade do Minho.

Texto e Fotografia: GFUM

Arquivo de 2018